quinta-feira, 15 de março de 2012

Quem será o "9" em 2014?

Caio Costa (@caioccosta)

Depois de contar com verdadeiros gênios na arte da fazer gol como Careca (Copas 86 e 90), Romário (94) e Ronaldo (98, 2002 e 2006) a seleção brasileira vive um entre-safra de homens-gol. Luis Fabiano, titular em 2010 foi apenas regular e por mais que seus números pela seleção (23 gols em 48 partidas), não tem o mesmo nível de seus antecessores e como Adriano deixou de ser profissional desde 2006 a vaga está aberta. Fica então a pergunta: Quem será o 9 de 2014? Leandro Damião? Fred? Pato? Ou algum outro menos cotado?

Leandro Damião é atualmente quem está na "Pole Position". O atacante do Internacional tem faro de goleador, habilidade, inteligência e como mostrou no jogo contra o Flamengo no brasileirão 2011, quando fez um belo gol de bicicleta, Damião mostrou possuir grande rapidez de raciocínio e de improvisação, fundamentais para um artilheiro. Mesmo jovem, já marcou em partidas importantes como na final da Libertadores de 2010 contra o Chivas. Vem sendo o titular de Mano Menezes, e mesmo com a equipe longe de agradar tem mostrado serviço. Será o suficiente para uma Copa? Só o tempo dirá.

Vivendo grande fase, Damião é o favorito

Fred bem que poderia está na posição de Damião. Reserva em 2006 e com um início da carreira fulminante no América-MG e Cruzeiro, o atacante do Fluminense peca pela irregularidade. Quando chegou ao Lyon, chegou a ser cobiçado pelo principais clubes europeus. Mas o temperamento difícil e a já citada falta de regularidade o fez perder espaço no time francês e na Europa. De volta ao Brasil já fez muitos gols pelo Flu, mas na mesma proporção fez besteiras. Mesmo capitão do time, Fred foi expulso de forma infantil na final da Copa Sul-Americana em 2008. Foi campeão brasileiro em 2010, mas como coadjuvante. Em 2011 depois vários problemas, comandou a reação do time no brasileirão, levando o clube para Libertadores. Vive ótimo momento, é talentoso mas precisa manter a fase para postular a 9.

Fred peca pela irregularidade

Quando surgiu no futebol Alexandre Pato aparentava ser um fenômeno. Frio nas finalizações e com toques de classe o garoto não sentiu a pressão de jogar um Mundial de Clubes com apenas 17 anos e foi importante para conquista colorada. Negociado com o Milan, Pato vem sofrendo sistematicamente com as lesões. A média de gols marcado pelo rossonero é boa - uma das melhores da história quando comparados com jogadores de sua idade - mas o fato é que Pato não se firmou na bota. A quase transferência para o PSG-FRA ,clube rico mas do segundo escalão europeu - é a prova disso. Além disso ele perdeu espaço no Milan. Hoje é difícil imaginar Pato como titular da seleção.

Pato perdeu espaço no Milan

Nesta semana, Luis Fabiano marcou 4 gols pelo São Paulo na Copa do Brasil. Mesmo sendo contra o inexpressivo Independente-PA foi o bastante para seu nome voltar a ser citado como selecionável. O que prova a carência por um goleador. O fabuloso se encaixa em uma categoria interessante. Sabe-se da sua qualidade e como já tem uma copa como titular nas costas, não precisa ser testado. Se no primeiro semestre de 2014 ele estiver bem, pode entra nos planos apesar de que terá completado 33 anos.

Luis Fabiano foi titular na Copa da África - 3 gols em 5 jogos


Há pouco mais de 2 anos para copa a seleção não tem um homem-gol definido. As opções ficam entre jogadores promissores (Damião e Pato) e em atletas que nunca se tornaram o que de fato se esperavam como Fred. Mano Menezes, ou qualquer que seja o treinador em 2014 terá trabalho para escolher alguém que possa, de fato fazer a diferença.  Mas pelo menos aberrações como Afonso Alves - convocado por Dunga em algumas oportunidades - estão descartadas.

CURTA O DE CARA PRO GOL NO FACEBOOKhttp://www.facebook.com/pages/Blog-De-cara-pro-gol/265404050176176

2 comentários: