terça-feira, 13 de março de 2012

PC Gusmão retorna ao Ceará


Caio Costa (caioccosta)

Poucos dias depois de anunciar a demissão de Lula Pereira, a diretoria do Ceará agiu rápido e para a alegria da torcida anunciou o retorno de Paulo César Gusmão ao comando técnico do time, atualmente na 3ª posição no estadual. Além de PC, formam a comissão técnica o preparador físico Jorginho e o auxiliar técnico Franco Rafael. Esta será a terceira passagem do treinador em Porangabussu.

Muita coisa mudou desde que PC deixou o Ceará para assumir o Vasco em 2010. Do atual elenco alvinegro apenas Mota, Heleno, Misael, Erivelton, João Marcos e Adílson (este deve estar preocupado, pois já foi dispensado anteriormente pelo treinador) já trabalharam com PC. Além disso, os novos contratados apresentados durante a semana não vieram por sua indicação.

O preparador físico Jorginho também retorna ao clube

A primeira missão de Paulo César Gusmão neste retorno é dar ao Ceará um padrão de jogo e estabelecer uma formação equilibrada. Em um primeiro momento acredito que ele deverá tentar remontar o esquema com 3 volantes que fez sucesso nas passagens anteriores. Principalmente agora que ele terá em Márcio Careca um lateral esquerdo que apoia muito o que pode dividir as ações hoje concentradas em Apodi.

Assim como fez no próprio Ceará em 2009 e no Vasco que quando chegou era lanterna do Brasileirão e terminou a disputa bem longe do rebaixamento, PC costuma se preocupar bastante em dar segurança ao sistema defensivo. Heleno e o recém contratado Régis deverão ser bastante utilizados.

Esta será a 3ª passagem do técnico pelo Ceará

No ataque, PC conhece bem o futebol de Mota, que anda meio apagado e fora de posição. Felipe Azevedo deve começar a sair mais da área, e Misael, jogador que Gusmão gosta muito, deverá ter novas chances. Rogerinho, hoje o jogador mais lúcido do time, poderá ser mais centralizado no meio, mas continuando a ter liberdade para chegar de trás, algo similar como fazia Geraldo em 2009.

Enfim, são apenas suposições do que o novo (velho) técnico alvinegro poderá fazer. O estadual já passou de sua metade, e o Ceará perdeu 3 meses com erros. Não só na tentativa do Bi, que não vem desde 1997, como na formação de uma equipe competitiva para a série B, o principal objetivo do ano. No papel o elenco alvinegro é até melhor do que aquele no inicio da série B de 2009 (o ataque era formado por Preto e Wellington Amorim, por exemplo) , mas PC terá bastante trabalho para transformá-lo em um time.

Em tempo: Foi acertada uma multa contratual bi-lateral. Ou seja se caso alguma das partes quiser quer o acordo terá de pagar uma indenização a outra parte. A medida foi adotada porque PC Gusmão muitas vezes em sua carreira não cumpriu seus contratos. E por outro lado, de uns tempos para cá, o cargo de técnico no Ceará virou uma cadeira elétrica. Desta forma tanto o clube quanto PC Gusmão ficam mais seguros.

CURTA O BLOG DE CARA PRO GOL NO FACEBOOKhttp://www.facebook.com/pages/Blog-De-cara-pro-gol/265404050176176

Nenhum comentário:

Postar um comentário