quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Seleção 2012, modelo 2011

O Brasil fez mais uma exibição para lá de fraca contra Bósnia. O time de Mano Menezes mostrou mesmo futebol burocrático de antes, sem padrão tático, com jogadores atuando fora das suas posições e erros grosseiros na parte defensiva.

Como diria Jack, o estripador, vamos por partes. Colocar Hernanes caído pela direita como auxiliar de Daniel Alves é brincadeira de mal gosto, ou birra pela expulsão do mesmo no amistoso contra França. David Luiz, uma das boas apostas de Mano levou a má fase no Chelsea para a seleção.  Dedé, do Vasco merece uma oportunidade.

Insistir com Ronaldinho é outro erro do comandante canarinho. Um jogador de 32 anos, que segue mal no seu clube a ainda prejudica a renovação do time não acrescenta nada. E o pior, inibe que Neymar cresça e se torne a referência técnica da equipe, o que já deveria ter acontecido. Paulo Henrique Ganso, seria aposta ideal tendo em vista a copa e os jogo olímpicos. Até mesmo Kaká, ainda sem firmar no Real Madrid seria uma escolha melhor.

Marcelo vai provando que é o melhor da sua posição

Júlio Cesar, mais uma vez mostrou que desde 2010 - quando viveu sua melhor fase, muito devido aos excelentes sistemas defensivos da seleção brasileira e da Inter então treinada pro Mourinho - pode ser substituído. Embora o Brasil não tenha goleiros tão bons quanto em 2002 (Marcos, Dida e Rogério Ceni) nomes como Jefferson,  Diego Alves estão bem e podem ser o camisa 1.

Fora de posição, Hernanes não foi bem


O saldo positivo fica muito por conta dos laterais. A dupla de Barcelona e Real Madrid, Dani Alves e Marcelo continuam sendo consistentes. Thiago Silva é um dos melhores zagueiros da Europa e na seleção mantem o seu nível. No ataque, criticar Leandro Damião seria uma maldade, ele não recebeu nenhuma bola decente. Hulk, caindo pela esquerda é o reserva de Neymar - e não centroavante como muitos pensam. Jonas, por sua vez é uma daquelas convocações que provam a entre-safra de goleadores. Alexandre Pato, caso se livre das lesões e até Fred são nomes melhores do que o atacante do Valencia.

Até quando?

2012 começou para seleção brasileira como terminou 2011. Sem um rascunho de time confiável, com a badalada renovação ainda longe de acontecer e tendo alguns destaques esporádicos. Falta pouco tempo para a Copa de 2014 (pra não falar da olimpíada de Londres) e Brasil está bem atrás de alguns concorrentes como Alemanha, Espanha, Holanda e até mesmo o Uruguai. Nem mesmo um esquema tático definido existe e a aposta em veteranos pode custar muito caro.

Curta o Blog De Cara pro Gol no Facebook: http://www.facebook.com/pages/Blog-De-cara-pro-gol/265404050176176

Caio Costa

Um comentário:

  1. É complicado nadar contra a maré, até porque esta seleção por si só realmente não inspira nenhuma expectativa. Mas vou falar, amigos: o futebol é um tanto quanto imprevisível, e da mesma forma que muitas seleções favoritas caíram ao longo da história, esta pode surpreender. Se levar as inéditas Olimpíadas, tenho certeza de que a conta vai virar, mais rápido ou não, a favor do Mano. Não é a lógica - mas quem garante a lógica no futebol.

    De toda forma, as críticas à seleção são quase sempre válidas. Mas acredito que há nos erros menos "óbvios" algumas boas tentativas (quase todas malfadadas até aqui). E há também um pouco que esquecimento instantâneo e a longo prazo da imprensa e do público... mas isso é outro assunto. O tempo dirá.

    ResponderExcluir