terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CBF modifica a formula da Série C

Nesta terça-feira, a CBF, Confederação Brasileira de Futebol, divulgou que a serie C terá um regulamento novo em 2012. Invés dos 4 grupos com 5 times como nos anos anteriores a disputa passará a ter 2 grupo 10, com os jogos em ida e volta dentro das chaves. O que garante 18 partidas no mínimo para cada clube. A competição que conta com clubes tradicionais como Fortaleza, Santa Cruz, Paysandu também terá transmissão pela TV e aporte financeiro por parte da CBF.

A mudança garante um calendário mais justo fazendo com que todos os times possam se planejar durante toda a temporada. Como 4 clubes da cada chave se classificam para o mata-mata, aumentando o número de confrontos deste tipo, a tendência será de melhores públicos e rendas. E com a TV a possibilidade de novos patrocínios cresce. Assim como aconteceu nos anos 90 quando a série B, até então uma "competição fantasma" passou a ser transmitida.

O Fortaleza de Geraldo é um dos favoritos ao acesso

Para o Fortaleza resta adequar os contratos, alguns deles duravam até outubro (Geraldo, por exemplo) e com o novo regulamento a série C vai ter final apenas em novembro. Icasa e Guarany de Sobral também já precisam se mexer, não terá tempo para erros e neste quesito o cacique está na frente.

Campeão pernambucano, o Santa Cruz é certeza de bons públicos na série C



Resta agora saber quando a CBF dará o mínimo de suporte a abandonada série D. Um amistoso desses caça níqueis da seleção já seria suficiente para bancar a disputa que é literalmente jogada as traças.

CURIOSIDADES:
- A serie C já chegou a ter inacreditáveis 107 participantes em 1995. O XV de Piracicaba, na época apoiado e financiado pela TAM foi o campeão.

- Quando a série B, nos anos 90 começou a ser transmitida pelo SporTV e pela TV Bandeirantes, as partidas eram em dias ou horários esdrúxulos, como segundas à noite ou às 11 da manhã. Mas a TV alavancou a competição.

- O maior campeão da disputa é o Atlético-GO com 2 títulos

- Os grupos para 2012 deverão ser:
Grupo A

Fortaleza
Icasa
Guarany de Sobral
Santa Cruz
Salgueiro
Águia-PA
Cuiabá
Luverdense
Paysandu
Rio Branco

Grupo B

Brasiliense
Tupi-MG
Oeste
Vila Nova-GO
Macaé
Caxias
Chapecoense
Duque de Caxias
Madureira
Santo André


Curta a fanpage do De Cara Pro Gol no Facebook: http://www.facebook.com/pages/Blog-De-cara-pro-gol/265404050176176


Caio Costa

2 comentários:

  1. me lembro do ceará jogando 11 da manha na B, com a camisa do mastruz... e uma mangueira de agua em campo hahahahahha todo mundo passou mal nesse jogo

    ResponderExcluir
  2. Aos poucos o Circo percebe a necessidade de mudanças drásticas no futebol nacional. Estamos longe do profissionalismo (até porque nossos dirigentes são quase todos amadores) e à mercê de muita coisa alheia ao esporte. Essa novidade é uma boa notícia; e é de se observar a confirmação desse esboço dos grupos, pois o grupo A terá viagens muito mais longas que o grupo B...

    E, sim, a Série D merece melhor atenção. O complicado é formular os grupos, pois precisam ser regionalizados para reduzir custos.

    ResponderExcluir