quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Corinthians e Libertadores. Desta vez vai?


Com o mesmo técnico já há bastante tempo, uma base montada e uma incrível regularidade, o Corinthians espera em 2012 acabar com um trauma histórico e vencer pela primeira vez a Taça Libertadores.  O receio fica por conta do retrospecto: O Corinthians é time brasileiro que mais vezes disputou a competição sem chegar ao menos a uma decisão.  Sem falar nas eliminações com requintes de crueldade contra Palmeiras (1999 e 2000), River Plate (2003 e 2006) e Boca Jrs. (1991) em momentos que o timão possuía grandes times.

Motivos para ter confiança não faltam. Atual campeão brasileiro, o timão começou o ano tendo resultados, que se não foram excepcionais, pelo menos mostram a maturidade de uma equipe difícil de ser batida.

O volante Ralf é fundamental no esquema do técnico Tite

Na estreia contra o fraco Deportivo Táchira da Venezuela, o resultado de empate foi aquém do esperado, mas a forma como ele foi conquistado, com um gol no último segundo de jogo, comprova o poder de reação de um time que só perdeu duas partidas das últimas 25 que disputou.

Em 1991, o Corinthians de Neto foi eliminado pelo Boca de Batistuta

A experiência de Chicão (voltando a jogar bem), Danilo, Alex e Emerson servem para dar confiança a jogadores menos tarimbados como William, Paulinho dentre outros. E principalmente o fracasso de 2011, quando saiu da disputa ainda na pré-libertadores, deixaram o time cascudo, o que é fundamental na Libertadores. Além disso a esperança de poder contar com Adriano em forma o que deixará o grupo ainda mais forte.

O volante Ralf, cada vez mais importante poderá ser, em um campeonato tão forte fisicamente, o principal pilar de sustentação do esquema de Tite. E já começou sendo decisivo.

Atual campeão argentino, o Boca de Riquelme vem forte em 2012

Enfim, em 2012 o Corinthians tem tudo para conseguir superar esse tabu. Nesta Libertadores que deverá ser uma das mais equilibradas em todos os tempos. Boca Jrs., Vélez Sarsfield, Fluminense, Santos, Internacional e Universidad de Chile também estão fortes, com bons elencos e podem sonhar com a conquista.


Luizão é jogador que mais marcou pelo timão em Libertadores

ALÉM DAS QUATRO LINHAS

-Esta é a décima participação corintiana na Taça Libertadores. A melhor campanha foi em 2000 quando foi eliminado nos pênaltis pelo rival Palmeiras

-A maior goleada do timão em Libertadores foi na edição de 1999. 8 a 2 pra cima do Cerro Porteño do Paraguai. Fernando Baiano (atualmente no Al Whada-EAU) fez 6 gols naquela partida.

-Luizão com 15 gols foi o jogador que mais marcou pelo Corinthians em Libertadores.


Caio Costa - twitter - @caioccosta

Um comentário:

  1. Análise técnica pertinente. Acho exatamente isso - que o elenco vem se tornando mais maduro e "cascudo" tanto com as conquistas quanto com os reveses dos últimos anos. É carne de pescoço bater o Corinthians - e cada ano parece mais difícil. Não é um futebol que deslumbra, mas pode almejar isso se não perder a consistência. É o "próximo passo", uma filosofia que se deve muito a Mano Menezes, que se diga de passagem... e o Tite ainda conseguiu restabelecer isso depois da desastrosa passagem do Adilson, dando sinais de progressão, ultimamente!

    Bela retrospectiva, também. Boa maneira de projetar o futuro, no caso do Corinthians ainda mais - já que o fator emocional tende a pesar mais ainda! Mas eu, como corinthiano, não posso deixar de apostar que tanto sofrimento sempre tem um gosto doce no fim. Que o diga o jejum de 23 anos quebrados em 7 segundos. Que o diga os gols decisivos marcados nos últimos segundos de jogo, especialidade do Parque; ou o elenco que foi chamado de "Ultimão" em 2001 e terminou campeão... Enfim! Um dia isso acaba - questão de tempo!

    ResponderExcluir