domingo, 3 de julho de 2011

Em jogo sonolento Brasil só empata com Venezuela

O Brasil começou sua luta pelo tricampeonato da Copa América atuando mal contra a fraca Venezuela. Apesar de ter mais posse de bola e de algumas jogadas perigosas, principalmente na primeira etapa, a seleção canarinho voltou a apresentar mesmas deficiências dos jogos anteriores. Nem a mesmo a presença de um apagado Paulo Henrique Ganso conseguiu fazer com que o setor criativo da equipe funcionase.

O esquema tático se mostrou deficiente, a defesa não teve grande proteção, nas poucas vezes em que o time da terra de Hugo Chavez agrediu, criou situações perigosas e a distância entre o volantes para um isolado Ganso e um perdido Robinho facilitava a marcação adversária.

Neymar, tão sumido quando seu companheiro de Santos, pouco pode fazer atuando isolado na ponta esquerda, até perdeu boa chance no final do primeiro tempo, mas não conseguiu passar disso. Alexandre Pato, por sua vez, se movimentou bem, acertou a trave em uma ocasião, mas ainda precisa provar se de fato poderá ser o camisa 9, que Mano Menezes procura.



                   Isolado na ponta esquerda, Neymar até criou boas oportunudades no 1o tempo, mas depois sumiu.


Nas alterações, o técnico Mano Menezes, procurou dar maior movimentação ao time. Mas, Lucas entrou mais focado em cavar faltas e Elano voltou a jogar mal, como fez nas finais da Libertadores. Fred, entrou para ser mais um na área adversária, mas pouco acionado foi uma figura nula em campo.

Decepicionante também, foram as atuações de André Santos e Daniel Alves. O primeiro insiste em afunilar as jogadas, talvez hábito por jogar no meio do Fenerbahçe-TUR, e muitas vezes acabou atrapalhando até mesmo Neymar e Robinho que tentavam avançar por aquele lado. Já o lateral do Barcelona pecou pelos constantes erros de passes, e nas poucas vezes que fez a jogada de ultrapassagem os cruzamentos foram ruins.

Mano Menezes terá muito trabalho para corrigir os erros para o jogo contra o Paraguai, que pode definir muita coisa, uma vez Paraguai e Equador também empataram sem gols, deixando o grupo rigososamente igual. Um tropeço, pode deixar a seleção brasileira em situação delicada.

OBSERVAÇÕES:

-Não dá para entender como a seleção brasileira joga contra um adversário cujo goleiro é baixo e sempre sofreu muitos gols e o time não arrisca mais de fora de área.

-A seleção de Mano Menezes apresentou um dos grandes defeitos da equipe treinada por Dunga, não consegue furar times muito fechados. Com o capitão de 94, o Brasil empatou jogos em casa contra a prórpia Venzuela e com a Bolívia. Além de perder para Venezuela por 2 a 0 em Boston.

-Na Copa América de 2007, quando foi campeão o Brasil perdeu de 2 a 0 para o México, em seu jogo de estréia.

-Em 5 partidas em 2011, a seleção brasileira marcou apenas 3 gols.

Um comentário:

  1. Caio, concordo em tudo o que você escreveu, mas o detalhe mais importante foi mesmo a lembrança da "Era Dunga". Não sou tão afeito a comparações, mas quando se avalia o trabalho de Mano na seleção, deve-se avaliar com dados objetivos, de preferência com base em resultados recentes - e você deu grande subsídio a isso.

    No trabalho, eu e a galera que curte esporte tivemos uma discussão sobre o rendimento do técnico canarinho. Eu, isolado, talvez por ser fã do cara desde a época do grêmio e mais ainda depois, com o Corinthians, dizia que os resultados de Dunga, no começo, eram tão ou mais contestáveis do que os de Mano - com a diferença de que acabávamos ganhando da Argentina e levamos quase todos os títulos que disputamos.

    Como a memória é curta no Brasil, no final (e com toda razão) cotávamos o Brasil de Dunga como um dos favoritos a levar a Copa do Mundo.

    E a memória é tão curta que depois da paspalhada na África do Sul, todo mundo só vê coisas ruins no Dunga. Tentar ser racional e objetivo nesse país é difícil!

    Pena mesmo é que quem manda no futebol do Brasil provavelmente NEM SABE o que é futebol...

    ResponderExcluir