domingo, 12 de junho de 2011

sinal amarelo aceso


Ao sair de campo depois de sofrer uma goleada, de virada, para o limitado Atlético-GO, uma coisa ficou clara. O sinal amarelo está aceso nas bandas de Porangabussu. A atuação vexatória em Goiânia, foi a segunda derrota do time na competição e colocou o campeão cearense na preocupante 15a colocação, com apenas 4 pontos conquistados.

O jogo

Apesar de uma escalação com apenas um atacante, Osvaldo, e nenhum homem de referência na área, o alvinegro controlou bem o andamento da partida. T.Humberto distribuia a bola e apesar da boa marcação do time goiano o Ceará estava tranquilo. Com Iarley sumido, Vicente passou a ser o principal parceiro de T.Humberto nas ações ofensivas da equipe, em sua primeira tenativa o lateral acertou um chute forte defendido pelo goleiro Márcio. Na segunda, Vicente cruzou para T.Humberto, o melhor em campo até então, abrir o marcador. Ceará 1 a 0 aos 22 minutos.

Não deu nem para comemorar, o Atlético aumentou a intensidade de seu jogo, PC Gusmão mostrou logo na escalação conhecer bem principal fragilidade da zaga do Ceará ao escalar dois atacantes altos, Marcão e Anselmo, e foi este aproveitando bom cruzamento e uma falha de marcação de Eusébio que empatou o jogo.

Depois que o time da casa igualou o marcador, o jogo mudou. O atual camepeão goiano tomou conta do meio campo e o time cearense apenas se defendia. Aos 38 minutos através de um chute despretencioso, o lateral direito Adriano, com a colaboração de Fernando Henrique conseguiu a virada.

Para a segunda etapa Mancini mexeu no alvinegro, promovendo a entrada de Marcelo Nicácio no lugar de Murilo. O resultado foi um desastre, além de não conseguir agredir o adversário o poder de marcação piorou. Como João Marcos foi deslocado para a lateral direita, Michel ficou sozinho no combate aos meias atleticanos, que encontravam espaço na intermediária alvinegra. Aproveitando tal espaço, o volante Bida acertou um arremate e aplicou o marcador, 3 a 1.

Ainda tentando uma possível reação, o treinador alvinegro faz mais uma alteração, sacou Osvaldo para a volta de Preto aos gramados, o jogador que se recuperadava de uma operação não jogava desde o ano passado. Essa substituição, também não surtiu efeito e o jogo continuava nas mãos do Atlético. Ironicamente, foi no meio desta bagunça tática que o Ceará criou uma grande oportinidade de gol. Nicácio recebeu belo passe de T.Humberto, mas chutou em cima do arqueiro Márcio.

O susto acordou o time da casa, que logo depois fez o quarto gol, confirmando a goleada, mais uma vez com o grandalhão Anselmo. O Atlético-GO quase fez o quinto gol com Marcão, mas o atacante perdeu duas grandes oportunidades.

A lição que essa derrota deixa é que o time precisa ser reforçado. O sinal amarelo está aceso, mas existe tempo para ser apagado. Muito se fala na volta de Sérgio Mota, será uma boa opção, mas mesmo se estiver em condições, não jogará no domingo contra o líder São Paulo, que é dono dos seus direitos federativos. O retorno de Boiadeiro é impressindível e até mesmo a volta de um terceiro zagueiro poderia ser estudada. É impressionante como a zaga do Ceará é insegura em bola pelo alto.

Caio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário