quarta-feira, 29 de junho de 2011

Buscando afirmação, Ceará encara o Coritiba

Para confirmar a recuperação no brasileirão 2011, o Ceará enfrenta nesta quinta-feira às 19h e 30, no Estádio Couto Pereira seu algoz na semifinal da Copa do Brasil deste ano, o Coritiba.

Vindo de boas exibições como a derrota contra o São Paulo e o triunfo diante do Palmeiras, o camepão cearense, vai para a capital paranaense com apenas um desfalque, o volante João Marcos, suspenso por receber o terceiro cartão amarelo. Em seu lugar, Rudnei, que foi regularizado nesta semana fará sua estreia.

Com essa mudança no trio de volantes é de se esperar que Boiadeiro não suba tanto o ataque como fez no jogo passado. Como o lateral não tem grande entrosamento com o novo comapnheiro a tendência que as jogadas ofensivas fiquem mais concentradas em Vicente.

Outra pequena mudança que a presença de Rudnei no time titular pode forçar é a maior presença de Michel perto da área adversária. Uma vez que Rudnei provavelmente não se arrisque tanto no campo de ataque. Outro novo contratado que viajou com a delegação q que pode ser opção para o técnico Vagner Mancini é o atacante felipe Azevedo, também já regularizado.

O resto da equipe será a mesma que bateu o Palmeiras domingo passado. Thiago Humberto, ganhando confiança continua o principal armado tendo o centroavante Washington em grnde momento e Osvaldo, principal válvula de escape do time, no ataque. Com o Coritiba precisando vencer, Osvaldo, deverá ter espaço para criar boas oportunidades de gol.

                                       Washington continua no time titular formando dupla com o habilidoso Osvaldo


A grande atuação de Diego Sacoman garantiu sua presença na defesa ao lado do capitão Fabrício. Importante no jogo áereo e na cobertura do lateral Vicente, quando se transforma em um falso lateral esquerdo, o zagueiro revelado pelo Corinthians será muito importante para o alvinegro.

Já o Coritiba vive um momento conturbado. Depois de ser campeão estadual invicto e vice da Copa do Brasil, a equipe, mesmo jogando bem, caiu de produção. Para piorar terá o desfalque do melhor jogador do time, o meia Rafinha. O treinador Marcelo Oliveira ainda não decidiu se vai entrar com dois ou três atacante, mas Leonardo e Marcos Aurélio estão confirmados.

A única certeza, é que o time vai ter uma postura ofensiva, buscando uma vitória para tranquilizar a torcida e garantir o emprego do técnico, pela primeira vez ameaçado desde que assumiu o clube em janeiro deste ano.

Curtas:

-O lateral Egídio também já foi regularizado, estará a disposição do técnico Vágner Mancini para o jogo contra o Atlético-MG dia 6/7

-O pentacampeão Edmílson já treinou no estádio Carlos de Alencar Pinto e em breve estará apto a jogar. Não atua em um jogo oficial desde o fim da liga espanhola em maio. Estava no Zaragosa-ESP
Caio Costa

terça-feira, 28 de junho de 2011

Mercado da bola

Novidades:

-O Flamengo contratou o volante Aírton, que estava no Benfica-POR. O jogador foi campeão brasileiro em 2009 pelo clube.

-O goleiro Lauro, do Internacional, pode se transferir para o Galatasaray-TUR. Foi indicado para o time turco pelo ex-goleiro Taffarel.

-O Vasco acertou a renovação do emprestimo de Eder Luis. O jogador pertence ao Benfica-POR


                              Ernandes, ex-Ceará e Adriano Pimenta, ex-Fortaleza foram apresentados pelo Atlético-GO

-O lateral esquerdo Ernandes foi apresentado no Atlético-GO, lá reecontra PC Gusmão, com quem trabalhou no Ceará

-O Santos emprestou o goleiro Felipe ao Avaí.

-O jogo entre São Paulo x Botafogo nesta quarta-feira vai marcar as despedidas de Bosco e Miranda do tricolor paulista. O zagueiro vai jogar pelo Atlético de Madrid-ESP, enquanto o goleiro não terá seu contrato com o clube renovado.

-O Paysandu se reforçou com o volante Rodrigo Soares, revelado pelo Corinthians(na época se chamava Rodrigo Pontes) e que estava no Botafogo-SP. Além do volantes, chega também ao papão o meia Luciano Henrique, ex-Fortaleza

-Max é o novo reforço do América-RN para a série C. O atacante, que se destacou pelo clube na série B de 2006 volta ao dragão depois de passagens apagadas por Palmeiras, Náutico e outros times.
Mercado internacional:

-A Roma-ITA fechou com o atacante Bojan, camepão europeu pelo Barcelona-ESP

-Milan-ITA, anunciou a contratação de Mexes, zagueiro da seleção francesa, que atuava no Roma-ITA

Caio Costa

A primeira impressão do novo Fortaleza


Por Fabiano Araújo*

A torcida do Fortaleza deu uma verdadeira prova de que está confiante no elenco para o campeonato brasileiro. Pouco mais de 13 mil pessoas estiveram presentes para ver o amistoso contra o Trairiense, time campeão da segunda divisão cearense. Desde o cearense de 2008 que o tricolor não joga naquele estádio e não tem como esquecer aquela campanha da “jangada atômica”, em que o Fortaleza, em 2002 subiu para a primeira divisão jogando no Presidente Vargas.

 Com relação ao elenco, de primeira gostei muito dos laterais. O direito, Marcio Gabriel é rápido e gosta de partir pra cima. Na lateral esquerda, Ferdinando vai ter uma baita dor de cabeça. João Victor vem mostrando qualidades, ameaçando inclusive a titularidade de Guto, um dos melhores do cearense este ano. A zaga formada com Dezinho e Júlio César andaram batendo cabeça, mas com mais entrosamento vai dar certo. Sem falar em Gilmak que é um bom zagueiro e vai brigar pela vaga. Luciano Sorriso veio com boas referencias e em campo esta correspondendo, ao lado de Magal, inclusive os dois bem entrosados.

Na meia, Lelê que tem arrebentado nos treinos, não se saiu tão bem, ao contrário de Esley, o qual a torcida gostou bastante. No ataque, Wellington Amorim que já é conhecido e Gustavo Papa, que apesar de meio desengonçado, estilo Finazzi, dá combate e se movimenta bastante. No mais, é esperar os próximos amistosos para termos uma melhor noção do elenco tricolor. A diretoria pretende mais três, inclusive um deles fora do estado. É o torcedor tricolor na expectativa de uma campanha vitoriosa, e o mais importante,
sair desta situação incomoda que é a terceira divisão.

*Fabiano Araújo é integrante do programa Torcida 91, na rádio A3 FM 91,3 de segunda a sexta das 13 às 14hs - Siga o twitter dele @FabianoPilao

Meus pitacos:

-O resultado não era importante deste jogo, enquanto o Trairiense, por mais fraco que seja, está em ritmo de competição o time tricolor agora que saiu da fase de treinamentos físicos. 

-As laterais pode se torna o o ponto forte deste novo Fortaleza, Marcio Gabriel é bom jogador e foi fundamental no acesso do Ipatinga a série A em 2007. Guto já mostrou seu valor e João Vitor também possui grande qualidade técnica.

-Ao meu ver, Luciano Sorriso pode vir a ser o grande jogador deste time, de bom passe e chute de media distância, o volante que se destacou no Figueirense, também é uma grande arma nas bolas paradas. também poderá jogar com 3o homem de meio.

-Wellington Amorim vai precisar tem um centroavante de qualidade ao seu lado para render. Gustavo Papa via precisar provar que pode ser esse jogador. O Melhor momento de Amorim com a camisa do Ceará foi ao lado me Mota, quanto se destacou até marcando gols importantes, como o que fez contra o Vasco no Maracanã.

Caio Costa

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Belletti anuncia aposentadoria e conheça melhor Edmílson


Depois de pedir alguns dias de folga para resolver pendências particulares o volante Belletti surpeendeu a todos nesta segunda-feira anunciando sua aposentadoria dos campos. O jogador emitiu uma nota oficial em seu blog, afirmando que seu corpo não aguenta mais e que era a hora de parar.

A diretoria alvinegra até o final da tarde afirmava que não havia recebido nenhum comunicado direto do jogador. Belletti assinou com o Ceará, há duas semanas, e não recebeu nenhum dinheiro em luvas ou algo do tipo. O contrato previa uma multa de recisão no valor de R$ 500 mil, mas segundo o presidente do Ceará, Evandro Leitão somente será cobrada caso Belletti, desista desta aposentadoria e acerte com algum outro clube.
Enquanto um pentacamepão vai sem ao menos estrear, outro chega

O zagueiro e volante Edmílson deve ser apresentado oficialmente pelo clube na tarde desta terça-feira. O jogador de 34 anos, jogou as ultimas duas temporadas pelo Zaragoza-ESP.

Edmílson que começou a jogar no XV de Jaú, teve boas passagens pelo São Paulo, Lyon-FRA e Barcelona-ESP. Sua última passagem no futebol brasileiro, atuando pelo Palmeiras, nem de longe lembrou seus melhores momentos.

Será mais um jogador veterano no elenco alvinegro, se estiver em forma - não joga desde a última rodada da liga espanhola em maio - poderá ser util para o técnico Vágner Mancini. Como atua em duas funções no sistema defensivo além de ter um bom passe, por ter começado a jogar como meia, pode ganhar a posição. Além de ser muito bom no jogo áereo, muitas vezes o "calcanhar de Aqulies" da defesa alivengra.





-Ficha
José Edmílson Gomes de Moraes - 34 anos (10/07/1976)
-Clubes:
XV de Jaú (93), São Paulo (94-00), Lyon-FRA (00-04), Barcelona-ESP (04-08), Villarreal-ESP(08), Palmeiras(09), Zaragosa-ESP(10-11) e o Ceará (desde 2011)
-Títulos:
Copa do Mundo(2002) Pela Seleção Brasileira

Liga dos Campeões(2006), Espanhol (2005/06) Pelo Barcelona

Francês(2002/03/04) e Copa da Liga Francesa(2001) pelo Lyon

Copa Conmembol (1994), Paulista(98 e 2000) e Recopa Sul-americana (1994) pelo São
Paulo.

Caio Costa

domingo, 26 de junho de 2011

Eficiente, Ceará vence a primeira em casa

Pressionado por estar na zona de rebaixamento o Ceará entrou
em campo com seu "trio de ferro" e muita movimentação. Mas foi o Palmeiras que teve a primeira grande oportunidade de abrir o placar, logo no primeiro minuto de jogo Fernando Henrique fez grande defesa em cabeçada de Wellington Paulista.

Mas a resposta alvinegra não demorou e foi fatal. Aos 7 minutos, Thiago Humberto cobrou escanteio na cabeça do ex-palmeirense Washington, que abriu o placar. Com a vantagem o Ceará passou a jogar da forma que mais gosta, fechado atrás e saindo com rapidez nos contra ataques.


O Palmieras, que perdeu o lateral Cicinho por contusão, não conseguia furar a barreira alvinegra e sofria para acompanhar os avanços dos alas vicente e Boiadeiro. Em uma dessas investidas, Boiadeiro acertou belo chute no travessão de Marcos.

Quando o jogo já se encaminhava para o intervalo, Thiago Humberto, aproveitando bola respingada depois um grande lance de Boiadeiro, acertou o canto de Marcos apliando o marcador.

No segundo tempo, o jogo seguiu no mesmo ritmo, o time paulista com a posse de bola, mas ineficaz. Enquanto o campeão cearense, seguia assustando quando avançava. Thiago Humberto acertou o travessão em um chute que só não entrou devido a um leve desvio de Marcos.

Perto do fim do jogo, o Palmeiras perdeu suas melhores chances de descontar. Algumas delas por excesso de preciosismo outras devido a bela atuação do sistema defensivo do Ceará. No último minuto, Osvaldo fez grande jogada pela esquerda e a bola caprichosamente bateu na trave palmeirense.

DEATLHES:
-João Marcos, recebeu o 3o carão amarelo e não enfrenta o Cortiba na próxima rodada.

-Foi a primeira vitória de Ceará em confrontos contra o Palmeiras.

-Números atualizados do confronto:
Vitória dos Ceará -1
Vitórias do Palmeiras- 10
Empates - 7
Gols do Ceará - 10
Gols do Palmeiras - 41

-Washington, autor do primeiro do gol Ceará, não enfrentou o Palmeiras em nenhum dos dois jogos de 2010. Ainda era jogador com os direitos esportivos pertencente ao verdão.

-Com a vitória o Ceará deixou o Z4 e agora ocupa o 14o lugar da
classificação. O Palmeiras,com a derrota,, caiu para a 3a colocação.

Caio Costa

sábado, 25 de junho de 2011

Ceará em busca da primeira vitória em casa





Nesse domingo, o Ceará vai receber o vice-líder Palmeiras precisando desesperadamente da vitória. Na zona de rebaixamento com apenas 4 pontos, o técnico Vágner Mancini terá três importantes retornos ao time titular, o lateral direito Boiadeiro, o volante Michel e o zagueiro Fabrício.

A tendência é que o Ceará retorne a utilizar a formação com o "trio de ferro" composto pelos volantes Michel, João Marcos e Heleno, uma vez que a defesa tomou 11 gols em apenas 5 rodadas. Com o meio reforçado no setor do marcação a esperança é que a defesa alvinegra volte a apresentar a consistência do ano passado.

Com três volantes é importante que o Ceará tome cuidado para não cometer faltas perto da área. Como todo time treinado por Luis Felipe Scolari, o Palmeiras tem nas bolas paradas uma grande arma, principalmente nos pés de Marcos Assumção. Felipão não vai poder contar com Luan, Adriano "Michael Jackson" entra em seu lugar.

Com a saída de Erivelton e a entrada de Diego Sacoman no time titular a altura da zaga alvinegra aumenta para enfrentar as bolas altas, que há tanto tempo são o pesadelo da torcida. Sacoman em campo também ajuda o trabalho de Vicente, uma vez que durante o jogo o zagueiro ocupa a lateral esquerda deixando o ala livre para atacar.


                                         Michel retorna ao time no confronto contra o Palmeiras neste domingo

Mancini deve escalar Washington desde o início, corrigindo o erro de não jogar com um atacante de referência cometido contra o São Paulo. Com isso as jogadas de linha de fundo com os laterais e principalemte explorando a habilidade de Osvaldo deverá ser o melhor caminho para o Ceará ameaçar o alviverde paulista, uma vez que o laterais do time paulista, Rivaldo e prinipalmente Cicinho costumam avançar e deixar espaço na defesa.

Curiosidades:
-Em 2010 os dois confrontos pelo Brasileirão terminaram empatados - 0x0 no Castelão e 1x1 na Arena Barueri.

-Apesar de eliminar o Palmeiras na hsitórica campanha da Copa do Brasil de 1994, o Ceará nunca venceu o Palmeiras em jogos oficiais. O vovô conseguiu a vaga em 1994 cpom dois empates em 0x0 e 1x1.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mercado da bola

Curtinhas:

-Ceará acerta com Egídio. O lateral esquerdo foi cedido por empréstimo pelo Flamengo até o final do ano.

-Maikon Leite, cempeão da Libertadres pelo Santos já foi apresentado pelo seu novo clube, o Palmeiras

-Luiz Carlos, atacante ex-Ceará e Fortaleza vai jogar a série C pelo Brasil de Pelotas.

-Volante Léo, ex-Santa Cruz é o novo contratado do Botafogo.

-Acabou o contrato do argentino de Defederico com o Independiente-ARG. O jogador foi devolvido ao Corinthians, dono dos seus direitos, mas pode ser emprestado novamente.

-Marco Malaquias, empresário do atacante Keirrison, confirma o interesse do Atlético-MG no jogador.

Título da Libertadores reafirma Santos como gigante.


Durante o período que se convencionou chamar de "Era Pelé" o Santos viveu um dos períodos mais vitoriosos que um clube poderia viver. De 1956, ano de estreia do rei, até 1973 o alvinegro praiano conquistou 11 titulos Paulista, 4 Rio-São Paulo, 5 Taça Brasil, 1 Robertão além da 2 Mundiais e 2 Taças Libertadores.

Depois que Pelé se aposentou as conquistas minguaram. De 1974 à 2000. Foram poucas as vezes que o Santos se mostrou forte. Ganhou apenas 2 estaduais(1978 e 1984) 1 Rio São Paulo em 97 e a Copa Conmenbol de 98. Teve outros bons momentos como chegar a final dos Brasileirões de 83, onde foi derrotado pelo Flamengo e 95 quando o Botafogo foi o seu algoz.

Entretanto, o novo século chegou e com ele o Santos voltou a ocupar o seus lugar entre o maiores. Venceu os brasileiro de 2002 e 2004, chegou a decisão da Libertadores 2003, além dos títulos estaduais de 2006,07 e 2010,11 e da Copa do Brasil de 2010. Com forte trabalho de base que em 10 anos revelou nomes como Neymar, PH Ganso, Robinho e Diego, o time da Vila Belmiro formou grandes equipes e teve arrecadou melhores receitas neste periodo.

Com o título da Libertadores 2011, o Santos enterra de vez o termo "viúva de Pelé" e crava novamente seu nome na história do futebol sul-americano.


Caio Costa

Conheça melhor Egídio, novo reforço do Ceará


A diretoria do Ceará confirmou nesta sexta-feira a contratação do lateral esquerdo Egídio, que pertence ao Flamengo. O jogador assinou por empréstimo até o final da temporada. Agora o técnico Vágner Mancini volta a ter duas opções para posição, uma vez que o reseva Ernandes deixou o clube neste mês.

Formado nas categorias de base do Flamengo, o lateral esuqerdo, nunca se firmou no clube de origem e desde de que se profissionalizou em 2005 vem sendo emprestado frequentemente. Em 2007 diputou a Taça Libertadores pelo Paraná, retornando ao Flamengo logo depois da competição. No ano seguinte participou da série B pelo Juventude e em 2009 jogou a mesma competição pelo Figueirense onde foi muito bem.

Em 2010, viveu um ano peculiar atuado pelo Vitória, no rubro-negro baiano foi um dos destaques da equipe que venceu o estadual e chegou a final da Copa do Brasil. Foi pivô da demissão do técnico Toninho Cecílio, com quem discutiu publicamente e em um treino. Apesar de continuar jogando bem, Egídio não conseguiu evitar o rebaixamento do clube e devido ao problema com o ex-treinador foi apontado por parte da torcida como um dos resposáveis pelo fracasso do time.

No começo esta temporada, mesmo muito contestado, Egídio teve mais espaço no Flamengo. Titular em muitos jogos da campanha do titulo carioca e na Copa do Brasil, incluindo os confrontos contra o Ceará. Irionicamente, quando talvez vivia seu melhor momento, o Flamengo contratou Júnior Cesar junto ao São Paulo. Novamente sem espaço, o lateral agora vai vestir a camisa do Ceará no Brasileirão.

Ficha:
Egidio A. Pereira Jr. - 25 anos
Clubes:
Flamengo(05-06,07-08,09 e 11), Paraná (07), Juventude(08), Figueirense(09),
Vitória(10) e Ceará (desde 11)
Titulos:
Copa do Brasil 2006 e Carioca 2008/09 e 2011 pelo Flamengo
Baiano 2010 pelo Vitória

Caio Costa

terça-feira, 21 de junho de 2011

Santos x Peñarol - Chegou a hora da verdade


Depois da igualdade sem gols da primeira partida no Uruguai, Santos e Peñarol voltam a se enfrenatar, desta vez no Pacaembu, para definir quem será o camepão da Taça Libertadores 2011. Em caso de novo empate, com qualquer placar, o jogo terá uma prorrogação de 30 minutos. Persistindo a igualdade, serão executadas cobranças de pênaltis.

O time brasileiro é o favorito, mais técnico e talentoso, possui mais jogadores capazes de decidir uma partida. A provável volta de PH Ganso, pode ser fundamental, uma vez que Elano não conseguiu render na função de cérebro da equipe. A defesa, que por muito tempo foi o calcanhar da Aquiles do Santos e cresceu de produção durante a competição, terá o reforço do capitão Edu Dracena, retornando após cumprir suspensão.

Mas para ganhar e levar o terceiro troféu de melhor do continente para a Vila Belmiro, o Santos não pode sair afobado apar o ataque. É preciso ter cuidado com os meias do time uruguaio e para que isso seja feito é importate que o volante Adriano repita a bela atuação que teve no estádio Centenário, onde anulou Martinuccio, jogador mais importante do Peñarol.

Como o lateral esquerdo Léo, não deverá subir muito, o Santos vai precisar também que Danilo e Elano apareçam com mais frequencia na frente, para que Neymar e Zé Eduardo, que fará seu jogo de despedida do alvinegro praiano, não fiquem isolados e facilmente marcados como aconteceu em vários momentos na última quarta-feira. Neymar, claro, pode ser o ponto de desiquilibrio a favor do Santos.

Já o time carbonero tentará repetir a formula que teve sucesso até aqui na Libertadores. Muita marcação, congestionado o meio com 5 jogadores e apenas Oliveira na frente, o Peñarol aposta que terá mais espaço nesta partida e com isso o futebol de Mier e Martinuccio irá aparecer, em rápidos contra-ataques. A bola parada é outra arma que será usada a exaustão.

Caio Costa

Mercado da Bola

Futebol nacional:

-Ceará acertou o empréstimo até o final do ano dos jogadores Preto(atacante) e Geovane(meia) para o Icasa. Além de renovar os contratos de Iarley, até o fim do ano e de F.Henrique, Michel, Boiadeiro e Washington, esses até o final de 2012.

-Fortaleza anunciou a contratação de Isael, meia revelado pelo Grêmio e com passagem pelo Sport. Estava no Giresunspor, da segunda divisão turca.

-O Atlético-PR apresentou o atacante uruguaio Santiago Garcia, que atuava no Nacional-URU. Garcia ficou conhecido no Brasil por ter marcado gols contra Palemiras(Libertadores 2009) e Fluminense(Libertadores 2011)

-Adriano Pimenta, meia que disputou o campeonato cearense pelo Fortaleza é o novo reforço do Atlético-GO

-Botafogo fechou com Felipe Menezes, destaque do Goiás em 2008, que estava no Benfica-POR

Futebol internacional:

-Atlético de Madrid-ESP contratou o atacante Adrian da seleção espanhola Sub-21. Ele pertencia ao La Coruña-ESP

-Novo dono do Malaga-ESP, o Sheikh Abdullah bin Nasser, resolveu abrir os cofres. Depois do atacante Van Nistelrooy, o time do brasileiro Julio Baptista anunciou o zagueiro Mathijsen, do Hamburgo-ALE.

-Fulham-ING contratou o bom goleiro camaronês Kameni, que foi camepão olimpico em 2000. Kameni era jogador do Espanyol-ESP.

-O meia da seleção inglesa, Ashley Young deixou o Aston Villa-ING e agora vai vestir a camisa do Man.United-ING

Caio Costa

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mundial Sub 20 - Brasil de olho no penta


A seleção brasileira sub-20 foi convocada para o mundial que será disputado na Colômbia com missão de conquistar o titulo que não vence desde 2003. O técnico Ney Franco, que perdeu para a seleçao principal seus jogadores mais talentosos, Neymar do Santos e Lucas do São Paulo, terá em sua disposição um grupo forte e experientes, já que a maioria do atletas jogam com frequência em seus clubes.

Com a ausência de Neymar e Lucas, deverá cair sob os ombros de Phillipe Coutinho, meia da Internazionale-ITA, a responsabilidade de ser o grande astro do time. Os volantes Casemiro, do São Paulo e Fernando, do Grêmio, já mostraram qualidade em suas equipes e podem ser grandes destques da competição, além do meia Oscar, que vive boa fase no Internacional.

Ney Franco, mostrou em sua lista que observa bem jogadores que atuam longe da mídia. Os nomes de Roberto Firmino, destaque do Figueirense na série B 2010 que está no Hoffenhein-ALE e do talentoso meia Roni do Criciúma são a prova disso. O meia Dudu, do Cruzeiro, foi comandado por Ney Franco na série B de 2010 no Coritiba.
Como somente 21 jogadores são inscritos, o treinador terá cortar cinco jogadores da lista definiva.

Em 2003, quando o Brasil venceu pela última vez o mundial sub-20, a seleção contava com alguns jogadores que teriam destaque no futuro. Entre eles: Os laterais Daniel Alves e Adriano, ambos atualmente do Barcelona. Os goleiros Jefferson, hoje no Botafogo e Fernando Henrique, dono da camisa 1 do Ceará. Dudu Cearense e Daniel Carvalho que agora são companheiros no Atlético-MG. Além dos atacantes Dagoberto(São Paulo), Nilmar(Villarreal-ESP) e Kleber(Palmeiras).

A equipe base deverá ser- Gabriel; Danilo, Bruno Uvini, Juan, Alex Sandro; Fernando, Casemiro, Oscar, P.Coutinho; Diego Mauricio e Henrique

CONVOCADOS:
Goleiros - Gabriel(Cruzeiro), Cesar(Flamengo)e Aleksander(Avaí)

Laterais - Danilo(Santos), Galhardo(Flamengo), Alex Sandro(Santos), Allan(Vasco), e Gabriel Silva(Palmeiras)

Zagueiros - B.Uvini(São Paulo), Juan(Inter-RS), Romário(Inter-RS)e Frauches(Flamengo)

Meias- Casemiro(São Paulo), Fernando(Grêmio), Oscar(Inter-RS), P.Coutinho(Inter-ITA), Rôni(Criciúma), Dudu(Cruzeiro), Felipe Anderson(Santos) Alan Patrick (Santos)

Atacantes - D.Maurício(Flamengo), Henrique(São Paulo), R.Firmino(Hoffenhein-ALE), Negueba(Flamengo), William José(São Paulo) e Sebá(Cruzeiro)

Caio Costa

domingo, 19 de junho de 2011

Ceará perde pênalti, jogo e entra no Z4


Pressionado com a péssima colocação na tabela de classificação e pela goleada sofrida na rodada anterior, o Ceará entrou em campo com a complicada missão de vencer o São Paulo, líder com 100% de aproveitamento dos pontos disputados.

Apesar do erro, na minha opinião, de Vagner Mancini em escalar o time sem nenhum homem de refrência na frente contra a melhor defesa da competição, com apenas um gol sofrido(contra, por sinal), a equipe alvinegra tentou tomar o controle do jogo.

Com Eusébio encumbido da missão de marcar Lucas e Heleno colado em Marlos, os laterais Vicente e Diego Macedo começaram a partida avançando muito e junto com Thiago Humberto municiando o ataque formado por Iarley e Osvaldo, mas sem muita objetividade, que sempre era interrompido pela defesa são-paulina.

No momento em que o tricolor paulista começava a ameaçar o Ceará, forçando Fernando Henrique a fazer grande defesa em cabeçada de Casemiro. O campeão cearense conseguiu armar belo contra-ataque, que só foi parado com pênalti cometido por Xandão em cima de Osvaldo. O mesmo cobrou de forma displicente e Rogério Ceni defendeu.

Empolgado, o tricolor paulista cresceu no jogo e aproveitando erro infantil de Heleno, Marcos roubou a bola e chutou fraco em direção ao gol de Fernando Henrique, falhando pelo terceiro jogo seguido, aceitou. 1 a 0 São Paulo.

Na segunda etapa, o Ceará tentou o empate na base da pressão. Rogério Ceni, o grande nome da partida, novamante apareceu com grandes defesas. Em um dos lances de perigo Jean salvou o que seria o empate cearense. Sem nenhum jogador dentro da área, a bola não parava na frente e jogadas de linha de fundo não eram aproveitadas de forma melhor. Vicente, Diego Macedo e Osvaldo pecavam pela individualidade e faciliavam o trabalho da zaga adversária.

Em uma bola respingada, em que os alvinegros reclamam que ela teria saído pela linha lateral, Casemiro lança Lucas que como um raio passou pela defesa e fez o segundo gol tricolor. No desespero, Mancini promoveu a estréia de Diguinho e a entrada de Washington. Mais opotunidades foram criadas, Rogério Ceni defendeu belo chute do estreante da tarde e Washington ainda acertou a trave, mas o Ceará não conseguiu tirar o zero do seu lado do placar.

-Não serve de alento, mas o Ceará merecia melhor sorte no jogo de hoje, finalizou quase o dobro do que o adversário e Rogério Ceni teve um exibição de gala. Mas a quantidade absurda de passes errados e achar que pode enfrentar a melhor defesa da competição sem ter um centroavante em campo dificultaram o redimento da equipe.

-Não consegui definir, nem vendo o lance pela TV, se a bola que resultou no segundo gol são-paulino de fato saiu pela lateral. Então para ser justo, não posso culpar a arbitragem pelo lance.

Caio Costa

sábado, 18 de junho de 2011

Mercado da Bola

Um rápido post com informçaões sobre transferências no futebol seja nacional ou internacional.

-Atacante Grafite deixou o Wolfsburg-ALE para atuar no Al Ahly de Dubai.

-O goleiro brasileiro Diego Alves, revelado pelo Atlético-MG, que estava no Almería-ESP, foi apresentado pelo Valência-ESP.

-O brasileiro Gomes terá concorrência no Tottenham. O clube inglês contratou o goleiro americano Brad Friedel, que atuava no Aston Villa-ING.

-Tiago Silva descarta tranferência para o Barcelona-ESP. O time catalão continua tentando a contratação de Fabregas junto ao Arsenal-ING

-Ernesto Farías, atacante argentino do Cruzeiro, deverá ser emprestado ao Braga-POR

-O veterano Tuta, ex-Flamengo e Palmeiras, vai jogar a série C pelo Brasiliense

-Flamengo anunciou empréstimo dos jogadores Lenon e Paulo Sérgio para o Náutico. O volante Lenon jogou o estadual pelo Duque de Caxias e Paulo Sérgio, que é atacante estava no Estoril-POR.

-Alex Afonso, atcante revelado pela Portuguesa e passagem por Palmeiras e Fortaleza é o novo reforço do Icasa para Série B.

-Fernandão, que se desligou recentemente do São Paulo, afirmou que poderá jogar na Major League Soccer, a liga profissional de futebol dos Estados Unidos.

-O Lateral direito Rafael Cruz, que estava no Atlético-MG, retornou ao Atlético-GO onde atuou até Junho de 2010

Revonado e empolgado: Assim é o novo São Paulo.


Depois de disputar a Taça libertadores por sete tempordas seguidas, o São Paulo começou o ano de uma forma diferente, estava fora da principal comepetição do continente. E devido a isso, o clube teria uma grande redução nas suas receitas de bilheteria e cotas de TV. Desta forma o aproveitamento de jogadores da base seria fundamental para a formação de um time competitivo.

A exemplo do Santos de 2010, a renovação do time titular do tricolor aconteceu quase que por acidente. Se o alvinegro da Vila "ressucitou" o ídolo Giovanni para liderar o time de garotos e acabou pouco utilizado, o São Paulo foi buscar o pentacamepeão Rivaldo. Mas o ex-ídolo do Barcelona, a exemplo do jogador santista, perdeu espaço para a garotada.

Depois de ser eliminado da Copa do Brasil, e por pouco, não perder o emprego, o técnico PC Carpegiani fez uma revolução na equipe. Velhos conhcidos como os zagueiros Miranda, este já acertado com o Atlérico de Madrid-ESP, e Alex Silva foram descartados, Rodrigo Souto não deverá renovará seu contrato. Assim Luiz Eduardo, Casemiro, Wellington e a principal jóia dessa safra Lucas passaram a conduzir a equipe.

Dentro de campo, a juventude é responsável por um dos times mais rápidos do país. Os volantes jovens e técnicos tornam a saída de jogo uma das principais qualidades da equipe. Lucas e Dagoberto, um dos remanescente do últimos anos, se entrosaram rapidamente e o ataque mesmo sem um centroavante é letal. Onde esse time vai chegar, só o tempo irá dizer. A entrada de Luis Fabiano no comando do ataque irá aumentar o poder de fogo.

Mas existem defeitos, o lateral esquerdo Juan, que veio do Flamengo no começo da temporada ainda não reencontrou seu melhor futebol. A ala direita continua ocupada pelo volante Jean, que alterna bons e maus jogos e o zagueiro Xandão está longe de ser confiável. Como toda equipe formada por garotos inexperientes, o time alterna grandes exibições como a de sábado passado contra o Grêmio e partidas sofríveis,a exemplo da vitória diante do Atlético-MG.

Obs: Para o jogo contra o Ceará, o tricolor terá os desfalques de Rodolpho, Fernadinho e Dagoberto todos por lesão. Além de não poder contar com os reservas Ilsinho, William José e Henrique Miranda, que também estão entregues ao departamento médico.

Caio Costa

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Santos: Resultado bom, mas nem tanto.


Em um jogo fraco tecnicamente, mas de muita intensidade, o Santos conseguiu segurar a pressão do Peñarol e leva na bagagem para São Paulo um bom empate por 0 a 0. O Time de Muricy Ramalho agora por uma vitória simples para garantir a terceira Teça Libertadores na história do clube. Como na final não existe mais a regra do gol fora de casa valer para desempate, uma nova igualdade por qualquer placar, leva o jogo para a prorrogação, persistindo o empate, o campeão será decido em cobranças de pênaltis.

O bicampeão paulista sofreu com bolas aéreas na sua defesa, na ausência de Edu Dracena, Durval, vice campeão da Libertadores de 2005 pelo Atlético-PR, usou sua experiência para compensar a falta de qualidade de Bruno Rodrigo, que apesar de zagueiro é melhor no ataque do que em sua função.

Sem criatividade no meio, com Elano sumido e sem aproximação de Danilo, o alvinegro da Vila, apostava apenas em jogadas individuais de Neymar, enquanto Zé Eduardo disperdiçava as poucas oportunidades de gols criadas. Na marcação destaque para o incansável Adriano, melhor santista em campo, anulando em boa parte do tempo o meia Martinuccio, cérebro do Peñarol.

No segundo tempo, o técnico uruguaio Diego Aguirre, colocou em campo os ex-jogadores da celeste olímpica Pacheco e Estoyanoff e principalmente Pacheco, com muita movimentação confundiu a zaga santista, criando situações de perigo para o goleiro Rafael. Depois Aguirre lançou o experiente Alonso, ex-Valencia-ESP, que chegou a marcar um gol corretamente anulado.

O Santos agora tem a vantagem de decidir em casa, mas não custa lembrar que o Peñarol conseguiu todas suas classificações longe do está Centenário. A volta de PH Ganso é fundamental, mas sem "afrouxar" o setor de marcação, que nas poucas vezes que Adriano deu espaço para Martinuccio, o time carbonero criou boas chances. Um boa idéia para Muricy é inverter Neymar de lado, jogando em cima do veterano Darío Rodriguez, que visivelmente não tem mais a mesma velocidade de antes.

OBSERVAÇÃO 1- Se alguém do Genoa-ITA viu o jogo deve ter se arrependido da contratação de Zé Eduardo

OBSERVAÇÂO 2- Neymar é um craque, mas essa de "batem em mim", "o juiz me ameaçou" já está o atrapalhando. Nunca vi Ronaldo, Romário e outros craques com esse tipo de declaração. É Libetadores, não Santos x Ituano, na Vila Belmiro pelo Paulistão.

Caio Costa

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ceará anuncia Belletti e Patrick


Depois das contratações de Diguinho e Rudnei, o Ceara anunciou nesta quarta-feira mais dois reforços para a série A. O lateral direito Patrick, que enfrentou o alvinegro na Copa do Brasil deste ano pelo Brasiliense. E o campeão mundial de 2002, o meia/volante Belletti, que estava sem clube desde quando se desligou do Fluminense.

Juliano Belletti, 34 anos, é um jogador que dispensa maiores apresentações, com 22 títulos na carreira, entre eles uma Copa do Mundo e uma Liga dos Campeões da Europa. O jogador começou como volante no Cruzeiro, virou lateral direto na primeira passagem pelo São Paulo. Em 1999, foi emprestado pelo tricolor paulista para o Atlético-MG, onde foi o camisa 10 do time vice-campeão brasileiro e recebeu a Bola de Prata de melhor meia pela revista Placar. Devolvido ao São Paulo, ficou no clube até a Copa do Mundo disputada na Coréia e no Japão.

Depois de 2002, foi jogar no futebol europeu, primeiro pelo Villarreal-ESP antes de se transferir para o gigante Barcelona, onde viveu seu melhor momento. Antes de voltar ao Brasil, Belletti jogou pelo Chelasea-ING,onde foi um reserva muito utilizado, tanto na lateral como na 2a linha do meio campo.

Chegou ao Fluminense, no 2o semestre de 2010, onde sofreu, junto com Fred, Emerson, J.Cesar entre outros com problemas físicos. Chega ao Ceará, para assmuir a meia direita do time. bem fisícamente, será fundamental para o clube crescer no campeonato.

Patrick, lateral direito de 27 anos, tem características parecida coma de Boiadeiro. Veloz, chega a linha de fundo com facilidade, mas ao contrário do novo colega, gosta de entrar pela diagonal e bater em direção ao gol. Viveu boas fases no Naútico em 2009 e no Brasiliense. Costuma deixar espaço na defesa devido ao seu ímpeto ofensivo, caso ganhe a posição, uma combertura bem feita será necessária.
Resumindo, em dois dias, o Ceará quatro jogadores de qualidade, que poderão ajudar o time.

Caio Costa

terça-feira, 14 de junho de 2011

Saiba mais sobre os novos reforços do Ceará.


O Ceará anunciou nesta terça-feira, duas novas contratações para a equipe que disputa a série A do barsileirão. O meia Diguinho emprestado pelo Botafogo e o volane Rudnei que atuava no futebol japonês. Conheça mais sobre eles.

Diguinho, meia de 23 anos, começou sua carreira nas categorias de base do Flamengo, porém nunca teve oportunidade no time profissional. Se transferiu para o América-RJ, onde em 2009, foi o principal jogador do tradicional time carioca que venceu a segunda divisão estadual. As boas atuações pelo América-RJ chamaram a atenção do Botafogo que o contratou no início de 2010.

No time da estrela solitária, Diguinho foi camepão estadual, mas não conseguiu se firmar. No segundo semestre foi emprestado ao Atlético-GO onde se destacou na campanha de recuperação do time goiano que se manteve na série A. Devolvido ao Botafogo, mas uma vez não teve chances e acabou dipstando a Taça Rio pelo América-RJ, onde não conseguiu evitar o rebaixamento do clube.
Jogador hábil, de bom passe e arremate, pode ser um alento para o setor de criação alvinegro que anda carente. Excelente cobrador de faltas, outra deficiência no elenco.

Rudnei, volante, 26 anos, começou a jogar pelo Figueirense, e fez boa parte da sua carreira no sul do país. Disputou o gaúchão em 2006 pelo 15 de Campo Bom, o que fez com que o Grêmio o contratasse. Foi emprestado pelo tricolor gaúcho algumas vezes, em uma delas chegou ao Avaí, onde foi peça importante no time camepão catarinense de 2010 e que se manteve na série A. Estava no Ventfret Kofu, da primeira divisão japonesa.

Volante de muita força física, daqueles que correm o jogo inteiro. Costuma arriscar chutes de fora. É mais um destro que chega ao elenco do Ceará que é repleto de meio-campistas canhotos. Raçudo, pode ganhar a posição, principalmente caso o técnico Vágner Mancini contiunue a escalar o time com três marcadores no meio.

Caio Costa

segunda-feira, 13 de junho de 2011

E vai começar a decisão


Nesta quarta-feira, o histórico estádio Centenário em Montevidéu,abrirá suas portas para Peñarol e Santos, que farão a primeira partida da final da Copa Libetardores de 2011. O time da Vila Belmiro, depois de alguns tropeços na fase de grupos, cresceu e confirmando o favoritismo inicial chegou a decisão. Já o tradicional time uruguaio, que não se classificava para uma final desde 1987, tem ares de surpresa após de eliminar o atual camepão Internacional e os argentinos do Vélez Sarsfield.

O time carbonero, como é conhecido o Peñarol, é treinado pelo ex-jogador de Internacional, São Paulo e da seleção uruguaia, Diego Aguirre, que monta seu time no 4-5-1, onde na 1a linha de defensores a presença do experiente lateral esquerdo Darío Rodriguez é destaque. Os laterais pouco sobem, o dificultárá o ataque santista.
O meio-campo, se caracteriza pelo poder de marcação e a rápida saída que possibilita a Martinuccio, o cérebro do time, e o bom meia Mier, acionar o centroavante Oliveira que costumar atuar enfiado entre os zagueiros adversários.

Já o bicampeão paulista, ganhou uma cara nova desde a chegada do técnico Muricy Ramalho. A defesa insegura, já não existe mais, Edu Dracena e Durval agora além de Arouca também possuem apoio do volante Adriano, dando mais consitência ao sistema defensivo santista. Na criação a ausência de PH Ganso é sentida, existe a esperança que o meia volte para o 2o jogo da decisão, mas o Elano assumiu a função e aliado a excelente fase de Neymar, o Santos é favorito. O novo técnico também aumentou o aproveitamento ofensido das bolas paradas, que podem ser decisivas.

CURIOSIDADE: Santos e Peñarol fizeram a decisão de Libertadores em 1962. Na ocasião, vitória brasileira no 1o jogo em Montevidéu por 2 a 1. No confronto de volta, realizado na Vila Belmiro os uruguaios deram o troco, 3 a 2. Foi marcado um jogo-desempate, realizado em Buenos Aires, e o time de Pelé venceu por 3a0 e garantiu a taça.

Caio Costa

domingo, 12 de junho de 2011

sinal amarelo aceso


Ao sair de campo depois de sofrer uma goleada, de virada, para o limitado Atlético-GO, uma coisa ficou clara. O sinal amarelo está aceso nas bandas de Porangabussu. A atuação vexatória em Goiânia, foi a segunda derrota do time na competição e colocou o campeão cearense na preocupante 15a colocação, com apenas 4 pontos conquistados.

O jogo

Apesar de uma escalação com apenas um atacante, Osvaldo, e nenhum homem de referência na área, o alvinegro controlou bem o andamento da partida. T.Humberto distribuia a bola e apesar da boa marcação do time goiano o Ceará estava tranquilo. Com Iarley sumido, Vicente passou a ser o principal parceiro de T.Humberto nas ações ofensivas da equipe, em sua primeira tenativa o lateral acertou um chute forte defendido pelo goleiro Márcio. Na segunda, Vicente cruzou para T.Humberto, o melhor em campo até então, abrir o marcador. Ceará 1 a 0 aos 22 minutos.

Não deu nem para comemorar, o Atlético aumentou a intensidade de seu jogo, PC Gusmão mostrou logo na escalação conhecer bem principal fragilidade da zaga do Ceará ao escalar dois atacantes altos, Marcão e Anselmo, e foi este aproveitando bom cruzamento e uma falha de marcação de Eusébio que empatou o jogo.

Depois que o time da casa igualou o marcador, o jogo mudou. O atual camepeão goiano tomou conta do meio campo e o time cearense apenas se defendia. Aos 38 minutos através de um chute despretencioso, o lateral direito Adriano, com a colaboração de Fernando Henrique conseguiu a virada.

Para a segunda etapa Mancini mexeu no alvinegro, promovendo a entrada de Marcelo Nicácio no lugar de Murilo. O resultado foi um desastre, além de não conseguir agredir o adversário o poder de marcação piorou. Como João Marcos foi deslocado para a lateral direita, Michel ficou sozinho no combate aos meias atleticanos, que encontravam espaço na intermediária alvinegra. Aproveitando tal espaço, o volante Bida acertou um arremate e aplicou o marcador, 3 a 1.

Ainda tentando uma possível reação, o treinador alvinegro faz mais uma alteração, sacou Osvaldo para a volta de Preto aos gramados, o jogador que se recuperadava de uma operação não jogava desde o ano passado. Essa substituição, também não surtiu efeito e o jogo continuava nas mãos do Atlético. Ironicamente, foi no meio desta bagunça tática que o Ceará criou uma grande oportinidade de gol. Nicácio recebeu belo passe de T.Humberto, mas chutou em cima do arqueiro Márcio.

O susto acordou o time da casa, que logo depois fez o quarto gol, confirmando a goleada, mais uma vez com o grandalhão Anselmo. O Atlético-GO quase fez o quinto gol com Marcão, mas o atacante perdeu duas grandes oportunidades.

A lição que essa derrota deixa é que o time precisa ser reforçado. O sinal amarelo está aceso, mas existe tempo para ser apagado. Muito se fala na volta de Sérgio Mota, será uma boa opção, mas mesmo se estiver em condições, não jogará no domingo contra o líder São Paulo, que é dono dos seus direitos federativos. O retorno de Boiadeiro é impressindível e até mesmo a volta de um terceiro zagueiro poderia ser estudada. É impressionante como a zaga do Ceará é insegura em bola pelo alto.

Caio Costa