sábado, 21 de janeiro de 2012

Grandes se preparam para o paulistão

Por: Fellipe Málaga*

Os clubes paulistas foram às compras com cautela e paciência, em busca de bons reforços para a temporada 2012, e sem precisar desembolsar muito, pelo menos na maioria dos casos.

São Paulo: O Tricolor Paulista foi quem mais desembolsou nessa janela, fazendo contratações cirúrgicas, tentando não cometer os mesmos erros de outrora, quando os reforços não “reforçaram” tanto assim.
O tri-campeão mundial trouxe Paulo Miranda (ex-Bahia) e Edson Silva (ex-Figueirense) para a defesa, um setor bastante criticado durante o ano passado. A dupla fez um bom campeonato brasileiro em 2011 e são apostas para a equipe voltar a ter um sistema defensivo invejável, como o de poucos anos atrás.
A lateral-esquerdo é de Bruno Cortês (ex-Botafogo), que foi um dos destaques no ano passado. O meio-campo tricolor ganhou ótimas peças como Fabrício (ex-Cruzeiro), Maicon (ex-Figueirense) e Jadson (ex-Shakhtar Donestk-UCR), este último sendo contratado para ser o camisa 10 e maestro do Morumbi. Osvaldo (ex-Ceará) ainda pode chegar para reforçar o ataque.
Dagoberto, Carlinhos Paraíba, Rivaldo, Jean, Marlos, Henrique e Xandão já deixaram o clube.


Sem poder confiar em Adriano, o timão buscou Élton

Corinthians: O time do Parque São Jorge não foi muito ousado nas contratações, apostando na manutenção da base campeã brasileira de 2011. Alguns nomes chegaram para encorpar o elenco para 2012.
Para o gol, o Timão traz Cássio (ex-PSV Eindhoven-HOL) que será a sombra de Julio César, ainda bastante contestado pela torcida. A zaga ganhou Felipe (ex-Bragantino). O meio-campo alvinegro ganhou o reforço do talentoso Vitor Júnior (ex-Atlético-GO).
Para o ataque, Tite recebeu Gilsinho (ex-Jubilo Iwata-JAP) e Élton (ex-Vasco). O Corinthians buscou incessantemente a contratação de Montillo, meia argentino que veste a 10 do Cruzeiro, mas a negociação fracassou. Tevez foi outro nome bastante cogitado, porém, como de costume, o atacante não apareceu.
Bruno Octávio, Moradei, Morais, Marcelo Oliveira e o goleiro Renan já deixaram o clube em busca de espaço em outros times.


Neymar segue no peixe apenas do assédio de clubes europeus
Santos: O Peixe foi outro que buscou apenas contratações pontuais, mantendo a base vitoriosa de 2011. As principais estrelas, Neymar e PH Ganso, seguirão no clube em 2012. Porém, o meia santista anda insatisfeito no clube e vive às turras com a direção. Sua saída não está totalmente descartada, entretanto o camisa 10 só deixa a Baixada Santista por muitos milhões.
Jorge Fucile (ex-Porto-POR) vem para suprir a falta de opções para a lateral direita, já que Danilo foi vendido para o mesmo Porto. Gerson Magrão (Dínamo de Kiev-UCR), Juan (São Paulo) e Alex Silva (Flamengo) estão nos planos do Santos, mas as negociações ainda se arrastam.
Alguns atletas voltam de empréstimos e pode ser integrados ao elenco do clube, é o caso de Tiago Silva, que vem da Ponte Preta. Bruno Aguiar, Rodrigo Mancha, Leandro Silva, Rodrigo Possebon e Madson já estão liberados para buscarem outro clube.


Pela primeira vez desde 1992, Marcos não estará inscrito no paulistão


Palmeiras: O Verdão entrou com tudo no mercado da bola, prometendo “camarões” a sua torcida, mas esbarrou em inúmeras dificuldades e no despreparo de seus dirigentes, o que culminou em poucos dos reforços que o técnico Felipão tanto pediu.
Para a zaga, O Alviverde trouxe Adalberto Román (ex-River Plate-ARG), já que Thiago Heleno se recupera de cirurgia e só volta a atuar em abril. A lateral esquerda tem novo dono, que é Juninho (ex-Figueirense). O meio-campo ganhou a presença do habilidoso Daniel Carvalho (ex-Atlético-MG), envolvido em uma troca pelo volante Pierre.
O ataque do Palmeiras, tão criticado em 2011, contará com Hernán ‘El Pirata’ Barcos (ex-LDU-EQU), e nele estão depositadas as fichas para o setor ofensivo ser bem mais efetivo. O lateral-direito Jonas (Coritiba) ainda pode reforçar o time do Palestra Itália em 2012.
Além de Pierre e do goleiro Marcos, que se aposentou, Rivaldo, Dinei e Tadeu não fazem mais parte do grupo palmeirense. Fernandão, Vinícius e Paulo Henrique ainda podem sair.

Fellipe Málaga é jornalista e louco por futebol, siga ele no twitter @FellipeMalaga

Meus Pitacos:

O Paulistão tinha tudo para ser o estadual mais legal de se assistir. Mas não é. 20 clubes, uma interminável fase classificatória onde os 8 (!?) se classificam. Ou seja só uma hecatombe tira os grandes da fase final. Além do fato de que jogos decisivos de 4as e semifinais serem apenas um. Falta de lógica depois que os clubes jogaram 19 partidas. Enfim, só tem graça depois da segunda fase.




Caio Costa

Um comentário:

  1. A chegada do BARCOS ao Palmeiras era o que estava faltando pro time afundar de vez.... hehehhe

    ResponderExcluir