sábado, 30 de junho de 2012

Antes da final, Itália já é a grande vencedora da Euro 2012


Caio Costa (@caioccosta)

Um campeonato nacional em franca decadência, com pouco público, jogos fracos, vários veteranos e graves acusações de resultados arranjados. Além disso, uma participação pífia na Copa de 2010. A Itália entrou na Euro desacreditada.

Na verdade, desde as eliminatórias, o técnico Cesare Prandelli conseguiu dar um padrão de jogo invejável à Azzurra. Mesmo tendo dificuldades para renovar a equipe, o time sempre foi consistente. Baseando seu jogo no controle da posse de bola, e em um ataque efeitivo e objetivo, a Itália se classificou para Euro com rara tranquilidade.

Chegou o final da temporada, e o mundo caiu. Escândalos e péssimas atuações em amistosos contra EUA e Rússia fizeram com que o desempenho italiano na competição pudesse ser semelhante ao fracasso na África do Sul, dois anos antes. A prisão do lateral Criscito, envolvido no escândalo, deixou o ambiente mais carregado ainda.

Pirlo faz uma Euro espetacular


Ao contrário do esperado, logo na estreia a Itália jogou de igual contra a Espanha. Um resultado ruim diante da Croácia e uma vitória contra a Irlanda o time de Prandelli conseguiu a vaga na quartas-de-final.

Contra Inglaterra e Alemanha, a azzurra mostrou toda sua força.  Não confunda essa Itália. Essa equipe não joga o catenacio ela cria jogadas e controla o jogo. Não caia no clichê A retranca italiana”. Esse time é diferente.  Esse time marca, é verdade, mas joga. E muito.

"Genial e genioso", Balotelli já marcou 3 vezes nesta euro


O meio de campo formado por Pirlo (melhor jogador da Euro até agora), Montolivo (ganhou a posição de Thiago Motta), De Rossi e Marchisio pode não ter a classe de Xavi e Iniesta ou Schweinsteiger e Ozil, mas não fica tão atrás assim. Marca forte e sai pro jogo com muita qualidade.

E na frente, o ataque de loucos: Balotelli e Cassano. Dois do estilo “genial e genioso”. Jogadores que alguém como Dunga nunca levaria a uma comeptição importante. E como são imprevisíveis. São decisivos.

Depois de um cenário (verdadeiro) de uma tragédia, a Itália mostrou um futebol moderno, objetivo e muito competitivo. Recuperou a autoestima de sua torcida. De quebra tem um time praticamente formado para mundial do Brasil. E é por isso, que independente do resultado na final a Squadra Azzurra já é a grande vencedora de Euro.

CURTA O BLOG DE CARA PRO GOL NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/pages/Blog-De-cara-pro-gol/265404050176176

Nenhum comentário:

Postar um comentário