sábado, 16 de junho de 2012

Empate com Joinville deixa claro os defeitos e virtudes do Ceará


Caio Costa (@caioccosta)

Mesmo longe de mostrar um grande futebol e ainda oscilando bons e maus momentos durante a partida, o empate do Ceará contra o Joinville mostrou um time com defeitos, mas já apresentando sinais de evolução, apesar da inconstância.

O começo do jogo foi algo tenebroso. Muito recuado e aceitando a pressão adversária,  o Ceará foi presa fácil para o Joinville. O time catarinense cansou de aproveitar o tradicional espaço deixado na cabeça de área alvinegra, além de transitar fácil pela avenida que era o lado esquerdo da defesa cearense. Foi por alí, que o JEC criou três chances, culminando no gol de Lima, com Tiago Real cruzando livre nas costas de Eusébio.

Da zaga do Ceará, o destaque positivo vai para Luizão. Seguro e de rápida recuperação, salvou que o resultado no primeiro tempo fosse ainda pior do que o 1 a 0 contra.

No ataque, Mota e Rogerinho pouco fizeram e Romário, longe da área adversária pouco conseguia fazer. Já na segunda etapa, com o time marcando mais no campo adversário, os três cresceram. Mota cavou o pênalti e distribuiu bons passes.  Romário, mais perto do gol, levou bastante perigo.

Romário rende melhor perto da área adversária. Longe, vira presa fácil para a marcação



Pena que do resto da equipe, apenas Róbston parece acompanhar o qualidade do trio. Apodi, mais uma vez, foi um show de disposição e pouca produtividade. No outro lado, Eusébio sofreu com o Tiago Real e Eduardo deitando e rolando nas suas costas.

Ficou claro, que quando o Ceará resolve assumir uma postura mais agressiva é um time perigoso para os adversários.  Rogerinho tem o poder de improviso, Mota é o toque de lucidez. Róbston, mesmo dando sinais claros de cansaço, é outro de dá qualidade ao time com grande precisão nos passes. 

Romário, próximo ao gol do adversário é muito eficiente, mas jogando recuado para puxar contra-ataques, pouco vai fazer. Ele é o clássico jogador de poucos toques para definir a jogada. O drible curto e a finalização. Para fazer tabelas e buscar contra golpes, até Misael é mais efetivo. No primeiro tempo, o jovem atacante alvinegro ficou perdido e isolado e foi facilmente anulado pela marcação do Joinville. Na hora de buscar o jogo, errou bastante.

Mas é preciso falar da evolução. O próximo jogo é contra o Atlético-PR e para ter chances reais de vencer o rubro-negro, é preciso continuar melhorando. Acredito que o time titular seja mantido. É isso, pelo menos agora o Ceará tem um time, que precisa de ajustes. Mas tem um time, não um bando de jogadores correndo  para todo lado sem o mínimo de organização. 

CURTA O BLOG DE CARA PRO GOL NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/pages/Blog-De-cara-pro-gol/265404050176176 

Nenhum comentário:

Postar um comentário