terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ceará: O Desafio da Sul-Americana

Nesta quarta-feira contra o São Paulo, o Ceará vai começar a disputar, pela segunda vez em sua história, uma competição continental oficial. O time alvinegro que depois de passar 5 partidas sem saber o que era perder, vive um momento de instabilidade equanto o tricolor paulista reagiu no brasileirão e agora ocupa o 3ºlugar na classificação.

O técnico Vágner Mancini, que vem sendo bastante contestado pela torcida, apesar de alguns problemas, tem a equipe titular praticamente definida. O titulares Vicente e João Marcos, que estão contundidos, serão substituídos por Egídio, de triste atuação contra o Santos e Rudnei.


Com a lesão de Vicente, Egídio continua como titular no alvinegro

Mas a principal dor de cabeça de Mancini se encontra no setor criativo. Sem Thiago Humberto, afastado por "assuntos internos" segundo o treinador e Diguinho, em trabalho de recondicionamento físico Enrico é o único meia de origem a disposição. Felipe Azevedo, que atuou nesta função contra o Atlético-PR é a outra opção.

Para o ataque o vovô terá a dupla Roger e Osvaldo. Para aproveitar o grande poder de finalização do centroavante é preciso que Osvaldo volte a ser mais objetivo. O jogador, que mesmo quando atua mal é a principal válvula de escape da equipe, caiu muito de produção e precisa ser menos individualista. Roger só será util se ficar dentro da área adversária se tiver de sair da mesma, se torna presa fácil para marcação adversária.



Roger vai começar jogando pela 2ª vez pelo Ceará


Se quiser ter sucesso contra o time paulista é fundamental que os laterais voltam a fazer uma boa partida. Por coincidência última vez que isso aconteceu, foi com Boiadeiro e Egídio juntos em campo na vitória alvinegra em cima do América-MG. Se fizerem uma partida pelo menos razoável, juntos ao laod de Osvaldo podem enfernizar a zaga são paulina, que vai à campo bem desfalcada.


O argentino, revelado na base do Boca Jrs., deve fazer sua estreia pelo São Paulo

Já o São Paulo, navega em águas mais tranquilas neste momento. Apesar de um começo irregular, Adilson Batista vem superando os problemas e o time vem conseguindo os resultados. Mas o grupo chegou a capital alencarina com várias ausencias. Lucas na seleção principal e Casemiro, Henrique, William José e Bruno Uvini na Sub 20. Além dos lesionados Luiz Eduardo, Xandão e Rodrigo Caio. O promissor meia argentino Cañete poderá fazer suas estreia, mas a principal arma tricolor é o trio Rivaldo, Cícero e Dagoberto.

ALÉM DO JOGO

-Ceará e São Paulo já se enfrentaram um vez nesta temporada. O time paulista venceu por 2 a 0.

-Esta é a 2ª participação de Ceará em uma competição internacional oficial. Como vice-campeão da Copa do Brasil de 1994, o alvinegro disputou a Copa Conmebol de 1995.

-Na ocasião o adverásario foi outro time paulista, o Corinthians. No estádio Castelão o jogo terminou 1 a 1. Na partida de volta outro empate desta vez por 2 a 2. Na decisão por pênaltis, vantagem para o Corinthians de Marcelinho Carioca que venceu por 6 a 5.

-A Copa Sul-Américana é um dos poucos troféus que São Paulo não possui em sua galeria. Por isso, e o fato de valer uma vaga para Copa Libertadores, a diretoria firma que trata a disputa como prioridade.

Caio Costa

Um comentário:

  1. Essa é 1ª vez que um time cearense disputa essa Copa. Não sabia tb que é a 2ª vez que disputa uma continental oficialmente. Valeu!!

    ResponderExcluir