quarta-feira, 10 de agosto de 2011

De virada, Ceará fura retranca tricolor


Em um jogo emocionante, o Ceará depois de muita pressão, por vezes desordenada, virou para cima do São Paulo e venceu na estreia da Copa Sul-Americana. Com o triunfo o alvinegro joga pelo empate na segunda partida para conseguir a classificação à próxima fase da competição continental.

A partida começou equilibrada, o São Paulo bem postado defensivamente, não deva espaço para penetrações do time cearense e conseguia assustar nos contra-ataques. O Ceará com mais posse de bola e insistindo na jogadas pelas laterais começou a assustar.

Primeiro Rudnei desperdiçou grande jogada de Osvaldo, cabeceando para fora, depois foi a vez do centroavante Roger, com o gol aberto chutar em cima de Rogério Ceni. O castigo veio a galope, no contra-ataque perfeito, Rivaldo teva a capacidade que o jogador do Ceará não demonstrou ter e abriu o placar. 1 a 0 São Paulo.



Predestinado, Marcelo Nicácio, decidiu a partida já nos acréscimos

Mesmo longe de ter um padrão tático, o vovô continuou a pressão e o experiente goleiro são paulino começava a se tornar o nome do jogo. Osvaldo, liso e rápido começou a pendurar o tricolor com cartões e só era parado na base da pancada. Em uma desssa faltas, Egídio cobrou falta, a bola desviou na barreira e o camisa "01" do São Paulo operou verdadeiro milagre. No último lance da primeira etapa, Osvaldo fez grande jogada e cruzou para Rudnei fazer um golaço de letra.

O vozão voltou com tudo no segundo tempo e a defesa tricolor continuou parando Osvaldo na pancada. Em uma delas Denílson recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. A partir deste momento, o jogo virou ataque contra defesa.


O pentacampeão Rivaldo demonstrou frieza e abriu o placar


Sendo que a "defesa" desta partida assutava quando atacava e Fernandinho, se não se preocupasse mais em cavar falta do que em jogar, poderia ter decido o jogo a favor do São Paulo.

Do outro lado Rogério Ceni continuava a repetir sua grande atuação do confronto válido pelo brasileirão. Grandes defesas com uma em um arremate de Michel. Vágner Macini mexeu no Ceará. Sacou Boiadeiro e Roger promovendo a entrada de Washington e Marcelo Nicácio. As alterações decidiriam a partida.

Depois de pelo menos mais duas boas intervenções de Rogério, Egídio levantou bola na área, Washigton subiu mais que a zaga e acertou a trave, no rebote, o iluminado Marcelo Nicácio estufar as redes do PV garantindo a virada do atual campeão cearense.

ALÉM DO JOGO

-Foi a 10º vitória do Ceará na temporada marcando o gol decisivo depois dos 42 minutos do segundo tempo.

-Marcelo Nicácio marcou depois dos 45 minutos da 2ª etapa contra Brasiliense, Atlético-PR e neste jogo.

-Foi a primeira vitória de um time cearense em uma competição internacional oficial.

-Com o gol de hoje Marcelo Nicácio completou 22 no ano, um dos goleadores do país na temporada.

2 comentários:

  1. Caio, essas estatísticas no final podem ser tão reveladoras quanto a análise do jogo. Cada uma traz uma informação crucial:

    1) O fato de marcar tantos gols no fim das partidas mostra que o preparo físico do time é regular (no sentido de que os jogadores não "morrem" até o fim do jogo).

    2) Marcelo Nicácio não devia mesmo sair do Ceará, como alguns precipitadamente pediram.

    3) Vitória histórica! Vale sempre menção, mesmo porque foi contra um dos gigantes do futebol brasileiro (e pq não dizer, mundial).

    4) Junte os argumentos da 1ª e da 2ª observações.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa vitória!

    Apenas gostaria de ressaltar que o torcedor do Ceará faz o limiar entre "Céu" e "Inferno" muito curto...

    Há uma semana diziam que esse time não presta pra nada.... hoje... é o melhor time do Brasil e vai ganhar a sulamericana...

    Muita calma nessa hora, torcida! O time do Ceará não é tão ruim quanto falaram e também não é a última coca-cola do deserto...

    Lembrando que o jogo no Morumbi será duro. E espero que o Ceará "bipolar" não apareça desta vez.

    ResponderExcluir