segunda-feira, 14 de maio de 2012

De bate pronto


Caio Costa (@caioccosta)

Bicampeão

Com a vantagem dos resultados iguais pro ter feito a melhor campanha durante todo o campeonato (novidade por essas bandas) o Ceará conquistou o bicampeonato cearense. Algo que o alvinegro não conseguia desde 1997. PC Gusmão que chegou durante a disputa terminou invicto. Conquista justa. Melhor ataque, melhor defesa, mais pontos conquistados e artilheiro da competição.

Final

Jogo que se não foi brilhante tecnicamente foi cheio de emoção. Depois de um primeiro tempo com os times mais precavidos, coube Nedo Xavier colocar Rômulo no lugar de Leandro (já amarelado) e partir para cima. Geraldo teve duas chances reais, mas por excesso de preciosismo e individualismo desperdiçou. Esley, que creio ainda só estava em campo porque não tinha levado cartão (ao contrário de Leandro) tomou 2 cartões infantis, foi expulso e mudou a feição do jogo.

Final II

Mesmo com um jogador a menos, o Fortaleza abriu o placar. Lucas entrou no lugar de um discreto Geraldo. E  o Ceará passou a pressionar o tricolor. Aí apareceu o melhor em campo. João Carlos com grandes defesas e saídas arrojadas ia segurando o título para o Leão. Até Cléber Carioca ser imprudente e cometer um pênalti infantil. Felipe Azevedo cobrou forte garantindo o título para o Vovô.

Final III

Dentre os lances reclamados pelos tricolores, ao meu ver o mais procedente foi o impedimento marcado em uma jogada que Jaílson estava de frente com Fernando Henrique. Olhando o lance várias vezes ainda não sei determinar se o jogador estava adiantado ou na mesma linha da defesa alvinegra. De todo caso, como a determinação em caso de dúvida é deixar o jogo correndo, vale o protesto tricolor.

Exemplo

Ciro Sena. O zagueirão tricolor foi um exemplo de raça, dedicação e profissionalismo. Mesmo sem condições tentou e todas a formas ajudar sua equipe.

Mal exemplo

As duas diretoria durante toda a semana. Picuinhas, denuncias para todo lado e inflamando mais ainda o ânimos para a decisão.

Personalidade

Criticado durante o campeonato por ter perdido alguns pênaltis, Felipe Azevedo chamou a responsabilidade  e converteu a mais importante de todas. A que deu o bicampeonato ao alvinegro. Além disso Azevedo, que nunca tinha sido goleador em sua carreira, terminou como artilheiro do campeonato com 16 tentos.

Desnecessário

A recusa de Ceará e Fortaleza em receber os troféus de campeão e vice do estadual 2012. Por mais que os clubes tenham brigado com a FCF, o esportividade exigia que ambos recebessem suas taças. E no caso do Ceará o torcedor queria ver a tradicional volta olímpica o capitão erguendo o troféu. Até entendo o que os clubes pretendiam, mas não concordo.

Desnecessário II

FCF doou os troféus para a Associação Maria Paulina. E o Mauro Carmélio falou que estava mais feliz em entregar o troféu a uma instituição de caridade do que ao Ceará. Também compreendo que o Presidente da FCF esteja chateado (para não falar outra coisa) com o Ceará, mas também não deveria ter feito tal afirmação. Só gera mais polêmica.

Seleção:

Carlos Luna (Icasa), Apodi (Ceará), Thiego (Ceará), Ciro Sena (Fortaleza) e Jonny (Horizonte); Heleno (Ceará), Mariélson (Fortaleza), Geraldo (Fortaleza), Rogerinho (Ceará); Cléo (Fortaleza) e Felipe Azevedo (Ceará). Menções honrosas a João Carlos do Fortaleza, Rafinha também do tricolor. Márcio Careca do Ceará, André Cassaco do Horizonte e André Mensalão do Guarany de Sobral.

Técnico

Nedo Xavier do Fortaleza. Chegou ao um clube com a autoestima destruída e sem um elenco. Aos poucos montou um time competitivo e muito organizado. Pode ter errado em algumas apostas (leia-se Esley e Rômulo) mas fez o um Fortaleza forte montando uma base que coloca o Leão como um dos principais favoritos na série C.

Revelações

Bismarck do Icasa - O garoto conseguiu se destacar em um time pra lá de desorganizado como o Icasa deste ano;

Romário, do Ceará. Além de ter mostrado faro de gol, o jovem alvinegro virou uma espécie de talismã do time. Entrava na segunda etapa para incendiar as partidas, como fez na final.


CURTA O BLOG DE CARA PRO GOL NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/pages/Blog-De-cara-pro-gol/265404050176176

Nenhum comentário:

Postar um comentário