terça-feira, 3 de julho de 2012

Fla Flu - Quem venham mais 100, 200 anos


Por Roberto Mariano*

Ah! Fla x Flu!!! Quem não se lembra do primeiro jogo destes 100 anos??? Era começo do século passado aonde o futebol ainda gatinhava e não era ainda uma paixão nacional. Havia poucos clubes e torneiros. Via-se o futebol como certa rejeição e desconfiança. Porém, é neste período que surgiria “o clássico mais charmoso do Brasil”, que como já disse Nelson Rodrigues, Jornalista, dramaturgo, poeta e Tricolor, “o Fla x Flu nasceu há 45 minutos antes do nada”.

O que era para ser um simples jogo, tornou-se uma prova de superação e de orgulho para o Fluminense e comprovação de superioridade para os jogadores que decidiram sair das Laranjeiras para fundar outro time na pratica da bola de couro, o Flamengo, e que foram campeões, no ano anterior, pelo ex-clube. Aos que participaram desta partida, não poderiam nem imaginar o que isso significaria para o futebol brasileiro, e porque não dizer, mundial. Acabava de nascer uma rivalidade entre dois clubes que não foi imposta pela mídia esportiva.

Júnior marcou na final do carioca de 91. Fla 4x2 Flu


Hoje se completa 100 anos, mas com o mesmo espírito do dia 07 de julho de 1912. Pergunte a um Tricolor ou a um Rubro-Negro o que é vencer este clássico, e eles lhe responderam, com os olhos brilhando, “a glória”. Nenhum Tricolor admite perder para o Rubro-Negro e vice versa. Uma rivalidade que transportou para outras práticas esportivas. Não se permite perder nem no par ou impar para o seu adversário. Superação, orgulho, superioridade, rivalidade, mística e garra, tudo compõe este confronto. 

Assis marca e dá o titulo estadual de 84 ao Flu


Você questionará: é só mais uma partida de futebol. Não!!! Eu vos digo que estás extremamente enganado com sua estupidez futebolística, pois é muito mais do que isso, é um Fla x Flu. É diferente de outros jogos. Quando os jogadores com listras horizontais, vermelha e preta, enfrentam os de listras verticais, verde, branco e grená, há um duelo que carrega a mística centenária. Naquele espaço retangular não se pensa em empate, pois obter uma vitória em cima do seu rival é poder gritar aos quatro cantos do mundo que “sou melhor que você”.

No estado do Rio de Janeiro ou em qualquer parte do planeta, onde houver um Tricolor ou um Rubro-Negro e uma televisão ou um radinho, para-se tudo que estejas fazendo durante o jogo, porque a história deste clássico é diretamente proporcional a paixão destes torcedores por seus clubes. Creio eu, que não exista clube nenhum que reverencia o adversário em seu hino. Marcha Fla-Flu de 1940 (Haroldo Lobo e David Nasser). Companhia de dança O Corpo, na coreografia Ongotô, tem uma música composta por Caetano Veloso e José Wisnik chamada Fla-Flu. Cantado por Chico Buarque em “Ilmo Sr. Ciro Monteiro”. Descritos em artigos memoráveis de Nelson Rodrigues e outros renomados jornalistas.

Zico faz de falta em 86, o 10 da Gávea fez 3 na goleada por 4 a 1


Quem nunca admirou o Maracanã lotado com aquelas 5 cores? Quem nunca comentou sobre “aquele Fla x Flu”? Quem nunca, mesmo sendo de outros clubes, não se deliciou com uma partida entre Fla x Flu, pois não se sabe quem vencerá até o apito final do juiz? Quem nunca sonhou em jogar um Fla x Flu?

Renato Gaúcho após o histórico gol de barriga em 1995



Portanto meus amigos, isso é Fla x Flu. E quando os 11 de cada lado estiverem se duelando em campo, nestes 8 de julho de 2012, não estarão sozinhos, pois os que durante anos vestiram estas camisas, os vivos e os mortos, estarão nas arquibancadas, em casa ou em qualquer lugar e situação, tentando levar seu clube para mais uma vitória em cima do seu rival.

Salve, salve, Fla x Flu!!! E quem sabe, veremos daqui a 100 anos, mais um amante do futebol escrevendo algo sobre este clássico. Ah! Fla x Flu!!! Quem não se lembra do primeiro jogo destes 200 anos?...

*Roberto Mariano é administrador de empresas, mas antes de tudo torcedor do Fluminense, apaixonado por futebol e é claro, pelo Fla-Flu

Nenhum comentário:

Postar um comentário