sábado, 31 de dezembro de 2011

Futebol Cearense - 2011 um ano pra esquecer

Aqui um breve balanço da temporada 2011 dos clubes cearenses. Depois de uma ano que começou cheio de esperanças para todas as torcidas a decepção foi o que de fato marcou depois de 12 meses.

Ceará:

Começou o ano cheio de grandes expectativas. Não era pra menos, depois de uma boa volta à primeira divisão o Ceará se reforçou bem desde o início da temporada. Com nomes badalados como Iarley, Júnior Pipoca e Sérgio Mota além de ídolos do anos anteriores como Geraldo, Michel e Fabrício o vozão tinha tudo para superar 2010 e ter mais um grande ano.

No primeiro semestre tudo dentro previsto e com bônus. Campeão estadual arrastão sem sustos e ainda por cima semifinalista da Copa do Brasil. No brasileirão depois de um início complicado o time se recuperou e terminou o primeiro turno bem colocado.

Depois do um bom primeiro turno, o clube acabou rebaixado



Ainda por cima, a equipe foi reforçada. Chegaram Edmílson, Rudnei, Enrico e Roger, sonhos antigos chegaram ao Ceará. E tudo desmoronou. Depois de uma sequencia ruim e desgastado pelas saídas de Iarley e Geraldo, Vágnaer Mancini foi demitido. Estevam Soares chegou e o a "maionese desandou" de vez. E o  time caiu pelas tabelas

Dimas reassumiu, o time cresceu de produção. Felipe Azevedo desencantou e o Osvaldo continuou a brilhar, mas não suficiente para evitar o desastre, o Ceará depois de dois anos retorna a série B.

Fortaleza

O ano iniciou com duas missões para os tricolores: Conseguir o penta estadual, inédito na história do clube e voltar a série B. Fracassou em ambas.

No estadual, depois de um bom primeiro turno, onde só foi derrotado pelo Ceará - com investimento muito maior - e começar bem o segundo, o time caiu de rendimento (curiosamente, após vencer o clássico-rei) e a coleção de erros começou. A demissão de Flávio Araújo. Erro 2: a contratação de Ferdinando Teixeira. Com muita história no Pici, Ferdinando há tempos não fazia um bom trabalho. Resultado? Time fora da semifinal do segundo turno e fim do sonho do penta.

Na série C, mais erros. Contratações em pacotes do interior paulista. Logo depois da derrota na primeira rodada Ferdinando decide se aposentar. Técnico novo? Nada disso. Jogo despedida para o professor, valendo três pontos. Derrota para o América-RN.

Vavá comemora gol contra o CRB


Mas 3 treinadores passaram pelo leão (um deles Ademir Fonseca ganhou o "prêmio" de bizarrice do ano, chegou soltando fogos e abandonou o barco sem ao menos dirigir o time em um jogo) e nada do time melhorar. Só se salvou do rebaixamento na última rodada após golear o CRB.

Ironia: Os dispensados pelo Fortaleza: Flávio Araújo, Fabiano, Wanderley, subiram com o América-RN.

Icasa:

Lira veio a capital para casar e foi demitido



Depois de um estadual lamentável, o verdão ficou a série B inteira na parte de baixo da tabela. Ao contrário de 2010 em que o Romeirão foi o amuleto, esse ano o time não fez o dever de casa. As trocas de treinadores, além da atuação desastrada da diretoria, no caso "Jr.Xuxa x Arnaldo Lira" contribuíram para o desastre. Volta a série C sem muitas perspectivas.

Guarany de Sobral:

Ano regular, chegou a semifinal do segundo turno no estadual e por pouco não se classificou para a  segunda fase na série C. Teve um gol muito mal anulado contra o Campinense na última rodada.

Horizonte:

Apareceu no cenário nacional pela primeira vez. Boa campanha na Copa do Brasil, passando por ASA e Guarani, além do empate diante do Flamengo no Enegnhão. Revelou Siloé (que foi para o Internacional e em 2012 estará no Náutico). terminou a temporada sendo Bi-Campeão da Copa Unimed Fortaleza e estará na Copa do Brasil 2012.


Mais um ano vexatório do ferrão


Ferroviário:

Tradicional terceira força do futebol alencarino, com 9 títulos estaduais. O Ferroviário começou o ano cheio de esperanças. Uma parceria com uma gestora prometia investimentos e um time competitivo. Em campo o que se viu foi um desastre. Uma participação pífia no estadual se livrando do rebaixamento pro muito pouco (Isso beneficiado pelo fato de que o Quixadá mal jogou em casa, caso o contrário o rebaixamento coral teria acontecido). Na Copa Unimed, mas uma participação discreta.

Para 2012, com nova diretoria e com o ex-ídolo de Fortaleza e Ceará, Bechara, como homem forte do futebol, e Júlio Araújo, vice-campeão estadual com o Guarani de Juazeiro e que salvou o Fortaleza do rebaixamento na série C, a torcida é que o tubarão da barra volte a assustar os adversários.

Fanpage no facebook: http://www.facebook.com/pages/Blog-De-cara-pro-gol/265404050176176

Caio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário