segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ceará perde mais uma, entra no Z4 e Estevam cai

Depois de apenas uma vitória, dois empates e cinco derrotas acabou a segunda, e provavelmente, a última passagem de Estevam Sores no comando do Ceará. Com o time agora na zona de rebaixamento e com um rendimento em campo digno de um lanterna, o Ceará passa a procurar algum treinador que queira assumir o risco (e o pepino) de pegar um time em queda livre.

Estevam é o único culpado? Não. Mas mexer absurdamente no time não ajudou. Insistir em jogadores como Leandro Chaves, Felipe Azevedo e Rudnei  (este na meia, de volante tem as suas qualidades) tornaram a equipe mais engessada e previsível ainda.

Ao jogar contra o Atlético-PR, um concorrente direto com 4 volantes no meio, Felipe Azevedo e Washington (dois jogadores que dificilmente fariam uma tabela) na frente, Estevam assumiu o risco de ser demitido em caso de derrota. Não dá para querer jogar no contra-ataque tem um meio-campo com 4 carregadores de bola. Nenhum dos escalados (Michel, João Marcos, Careca e Eusébio) tocam de primeira ou fazem grandes lançamentos, princípios básicos para quem quer contra-atacar.


O talento de Paulo Baier decidiu o jogo

O jogo em si foi fraco. Dois times limitados, onde um( o Ceará) ia na base do chutão para que Washington ganhasse no corpo e tentasse algo de produtivo. E o outro (Atlético-PR) jogando na base das bolas paradas. Em uma delas Nieto acertou o travessão em outra o talento de Paulo Baier decidiu a partida.

Caio Costa

4 comentários:

  1. O Ceará errou na primeira demissão do Estevam. Mas errou ainda mais na segunda contratação. Agora, está quite!

    P.S.: E pior que o Dimas parece mesmo a "opção natural"...

    ResponderExcluir
  2. Achei o Ceará fraco defensivamente, não somente agora, mas de um tempo pra cá. O Vozão se destacou na Série A pela qualidade defensiva, pelo esquema que privilegiava se defender e só atacar na boa. Primeiro não tomar gols e depois fazê-los.

    Um esquema assim é, de fato, arriscado, porém é uma receita que deu certo no ano passado. em 2011, o Ceará já não possui a solidez de outrora em sua zaga, independente da formação. Fabrício, Diego Sacoman e Thiago Mathias não conseguiram uma estabilidade.

    Estevam Soares não foi muito feliz em suas escolhas, principalmente por querer transformar Rudinei, que acho um bom volante e com certa qualidade, em algo que ele não é que é um meia armador.

    Enfim, Estevam se foi e o Vovô precisa urgentemente se reabilitar, buscar a harmonia do ano passado, uma defesa bem postada, volantes dando proteção, contragolpeando fora de casa e, no PV, partir pra cima, com inteligência, obviamente.

    Boa, Caio, estou de olho no blog sempre.

    Fellipe Málaga

    ResponderExcluir
  3. O erro maior foi demitir o Mancine, depois foram apenas tropeços contratar um técnico fraco para um time inconstante é pedir derrota, agora jogar essa pressão no Dimas parece o mais lógico, mas com certesa é o menos justo visto que se der tudo ok blz do contrário ... Que fique o alerta para o Vovô, atitudes precipitadas geram resultados indesejáveis. Este comentário é de um torcedor do Leão que sabe torcer pelo esporte cearense independente de time.

    ResponderExcluir