Agora a segunda parte do post sobre alguns brasileiros que atuam ou atuaram em outras seleções. Duas do velho continente e mais duas seleções asiáticas.
BÉLGICA:
Igor de Camargo - Começou no Olaria-RJ, mas chegou a Bélgica ainda amador. Depois de grandes temporadas pelos tradicionais Racing Genk e principalmente no Standard Liege, De Camargo se naturalizou belga e é figurinha carimbada nas convocações. Centroavante de referência, está no Borussia Mönchengladbach, da Alemanaha, uma das surpresas da atual Bundesliga. Aliás em gramados germânicos, passou a jogar em outra função, um pouco mais fora da área.
Nesta temporada, De Camargo vem ajudando a bela campanha do Mönchengladbach |
*Oliveira - Meia atacante nascido no Maranhão, Oliveira (ou Oliverrá como falam os belgas) surgiu no pequeno Tupan-MA. Logo cedo chegou ao Anderlecht. De lá o habilidoso jogador foi para o futebol italiano atuaur pelo Cagliari. Mas foi na Fiorentina onde ele se firmou e ganhou destaque. Jogou (e mal) a copa de 98.
CROÁCIA:
Eduardo - Descoberto por olheiros croatas em um campeonato de favelas do Rio de Janeiro. Eduardo jogou 4 temporadas pelo Dínamo de Zagreb, onde se tornou ídolo. Depois se transferiu para Arsenal-ING, mas uma série de graves lesões impediu que ele tivesse algum sucesso em campos ingleses. Atualmente faz parte da legião verde-amarela do Shakthar Donetsky-UCR. Estreou na seleção croata em uma amistoso Croácia 1x1 Brasil
JAPÃO:
Túlio Tanaka - Zagueirão raçudo, muito bom no jogo aéreo mas um pouco estabanado, Túlio Tanaka, é neto de japoneses e já começou no futebol profissional em campos nipônicos. Ídolo do Urawa Reds, atualmente joga no Nagoya Grampus. Fez uma grande Copa do Mundo em 2010.
Tanaka foi fundamental na boa campanha japonesa na Copa 2010 |
Alex - Lateral esquerdo de origem, se tornou meia no Japão. Foi destaque da seleção na copa de 2002, sendo decisivo da boa campanha do selecionado japonês. Também jogou em 2006. Atualmente, já com 34 anos, é companheiro de Tulio Tanaka no Nagoya Grampus.
*Wágner Lopes - Atacante do São Paulo nos anos 80, apenas de ter grande prestígio no Japão onde atuou por mais de uma década fez péssima Copa de 98
*Rui Ramos - Meia que atuou pelo Saad no final dos anos 70, Rui Ramos é considerados um dos pais do profissionalismo do futebol no Japão. Junto com Zico, o iugoslávio Stoikovic e o inglês Gary Lineker, era um dos principais astros do nascimento J-League em 1991.
QATAR:
Montezine surgiu como craque no São Paulo mas nunca explodiu. |
Emerson - Sheik - Antes de voltar ao Brasil e fezaer nome com as camisas de Flamengo, Fluminense e agora no Corinthians, Emerson que teve grande sucesso no futebol árabe jogou três partidas pela seleção do Qatar.
Emerson ficou conhecido no Brasil já veterano. Antes disso jogou 3 partidas pela seleção do Qatar. |
Marcone - Volante que apareceu no Vitória, Marcone desde 2008 é chamado pela seleção do Qatar. Com 33 anos, perdeu espaço na equipe titular.
Caio Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário