terça-feira, 11 de outubro de 2011

Brasil Futebol Clube (parte 1)

Depois de um bom tempo sem postar, vim hoje tirar a poeira deste blog e com um post sugerido pelo amigo seguidor do twitter @axeltricolor.

Ao notar a cada vez maior presença de brasileiros naturalizados em outras seleções espalhadas pelo mundo,resolvi fazer uma espécie de guia, mostrando quantos são, e algumas curiosidades. Essa é a primeira parte, com algumas seleções europeias. Na próxima postagem as demais seleções do Velho Continente serão lembradas.

PORTUGAL:

-Pepe- zagueiro - Não perdeu espaço com o novo técnico Paulo Bento e com frequencia está nas convocações. E continua firme e forte no Real Madrid.
-Liedson - atacante - Não é convocado desde a Copa de 2010. Deixou o Sporting, onde era ídolo e voltou ao Corinthians, seu último clube antes de deixar o Brasil
-Deco - meia - Se aposentou da seleção depois da Copa de 2010. Está no Fluminense desde o ano passado, mas nunca conseguiu ter uma regularidade devido as lesões.

ITÁLIA :
- Amauri - atacante - Já foi convocado algumas vezes, mas caiu de produção na Juventus e deixou de ser lembrado.
- Fabiano Santacrosse - zagueiro - Frequentemente convocado para seleção italiano sub-21

ALEMANHA:

-Cacau - atacante- Disputou a Copa de 2010 e segue nas listas do técnico Joachim Low.
-Kuranyi - atacante - Brasileiro, filho de uma panamenha com um alemão, Kuranyi, tem mais de 50 partidas pela seleção alemã. Não é convocado desde as eliminatórias para última copa. Disputou as Eurocopas de 2004 e 2008.
*- Paulo Rink - atacante - O ex-atacante do Atlético-PR, aposentado desde 2007, jogou 13 partidas pela seleção alemã incluindo a Euro 2000.

Depois de brilhar na sub-21, Tiago já desponta na seleção principal.
ESPANHA:

-Tiago Alcântara - meia - Filho do tetracampeão mundial Mazinho, Tiago optou por defender as cores da fúria. Foi campeão europeu sub 21 e e já faz parte do grupo da seleção principal.
-Marcos Senna- volante - Formado no Rio Branco-SP, Senna fez história com a camisa da fúria. Campeão e eleito melhor jogador da Euro 2008. Uma contusão o impediu de disputar a Copa de 2010. Já veterano, não tem mais espaço na seleção.
-Rafael Alcântara - meia - Filho mais novo de Mazinho, irmão de Tiago, já joga nas seleções de base da Espanha e faz parte da equipe B do Barcelona
*-Donato -volante - Jogador do Vasco no anos 80, Donato fez parte da seleção espanhola em meados dos anos 90. Se aposentou do futebol em 2000.
*-Catanha- atacante - Ídolo do CSA-AL, Catanha fez muitos gols com as camisas de Celta e Málaga, o que o levou a seleção espanhola. Nunca emplacou na fúria. Voltou ao Brasil, jogou no Atlético-MG (rebaixado em 2005)

Ídolo no CSC-AL, Catanha fez sucesso na Espanha e chegou à seleção durante os anos 90


TURQUIA

-M.Aurélio - volante - Criado na base do Flamengo, o volante mal jogou em campo brasileiros e já se transferiu para futebol turco. Disputou a Euro 2008 e continua sendo convocado apenas de já ter 33 anos.
-Marcio Nobre - atacante - O ex-Cruzeiro apesar de fazer muito sucesso no país e de ser naturalizado nunca foi convocado para a seleção turca.


HOLANDA:
Douglas - zagueiro - Revelado pelo Joinville, Douglas joga há alguns anos no Twente e. Ainda não jogou pela seleção holandesa, mas o processo de naturalização está em andamento, e caso seja em tempo hábil será convocado para Euro 2012.


O bom zagueiro Douglas só está esperando a naturalização. Será convocado pela laranja mecânica.


BULGÁRIA:

Lúcio Wagner - lateral - jogador medíocre nos tempos de Botafogo, Lúcio Wagner fez razoável sucesso no futebol búlgaro, onde atuou por 8 temporadas no tradicional Levski Sófia. Não joga pela seleção desde 2008.

POLÔNIA:

Roger jogou a Euro 2008 pela Polônia


Roger - lateral - Conhecido no Brasil pela péssima passagem no Corinthians (onde é mais lembrado por ter sido expulso nas quartas-de-final da Libertadores de 2003) e o bom momento no Flamengo, Roger virou meia no futebol polonês depois de jogar 5 temporadas no Légia Varsóvia. Está no AEK-GRE. Disputou a Euro 2008.


*Jogadores já aposentados

Caio Costa

5 comentários:

  1. Esse Corinthians tem cada história de eliminação da Libertadores... meu deus!

    Bacana o texto, Caio. Dá uma boa reflexão sobre qual é (e se há) ponto de equilíbrio entre as naturalizações e as "apropriações indébitas do pé-de-obra alheio"... a meu ver, há muito se passou do "ideal"!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo trabalho Caio, ficou muito boa essa matéria nos deixou bem informados sobre os Brazucas que jogam ou jogaram por seleções do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  3. essa gente de repente está fazendo falta aqui!

    ResponderExcluir
  4. Caio, na sua opinião, algum desses ai teria espaço na seleção brasileira?

    Acho que se o Deco (na época do Barça) não tivesse se naturalizado portugues, teria chance...

    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Thiago, pra mim o Deco dos tempos de Porto e Barcelona poderia ter sido titular na seleção. O Felipão queria convocá-lo em 2002, mas a CBF não deixou, pelo fato dele (Deco) ser desconhecido. Depois o Felipão conseguiu a naturalização dele em Portugal

    ResponderExcluir