Depois de um bom tempo sem postar, vim hoje tirar a poeira deste blog e com um post sugerido pelo amigo seguidor do twitter @axeltricolor.
Ao notar a cada vez maior presença de brasileiros naturalizados em outras seleções espalhadas pelo mundo,resolvi fazer uma espécie de guia, mostrando quantos são, e algumas curiosidades. Essa é a primeira parte, com algumas seleções europeias. Na próxima postagem as demais seleções do Velho Continente serão lembradas.
PORTUGAL:
-Pepe- zagueiro - Não perdeu espaço com o novo técnico Paulo Bento e com frequencia está nas convocações. E continua firme e forte no Real Madrid.
-Liedson - atacante - Não é convocado desde a Copa de 2010. Deixou o Sporting, onde era ídolo e voltou ao Corinthians, seu último clube antes de deixar o Brasil
-Deco - meia - Se aposentou da seleção depois da Copa de 2010. Está no Fluminense desde o ano passado, mas nunca conseguiu ter uma regularidade devido as lesões.
ITÁLIA :
-
Amauri - atacante - Já foi convocado algumas vezes, mas caiu de produção na Juventus e deixou de ser lembrado.
- Fabiano Santacrosse - zagueiro - Frequentemente convocado para seleção italiano sub-21
ALEMANHA:
-Cacau - atacante- Disputou a Copa de 2010 e segue nas listas do técnico Joachim Low.
-Kuranyi - atacante - Brasileiro, filho de uma panamenha com um alemão, Kuranyi, tem mais de 50 partidas pela seleção alemã. Não é convocado desde as eliminatórias para última copa. Disputou as Eurocopas de 2004 e 2008.
*- Paulo Rink - atacante - O ex-atacante do Atlético-PR, aposentado desde 2007, jogou 13 partidas pela seleção alemã incluindo a Euro 2000.
|
Depois de brilhar na sub-21, Tiago já desponta na seleção principal. |
ESPANHA:
-Tiago Alcântara - meia - Filho do tetracampeão mundial Mazinho, Tiago optou por defender as cores da fúria. Foi campeão europeu sub 21 e e já faz parte do grupo da seleção principal.
-Marcos Senna- volante - Formado no Rio Branco-SP, Senna fez história com a camisa da fúria. Campeão e eleito melhor jogador da Euro 2008. Uma contusão o impediu de disputar a Copa de 2010. Já veterano, não tem mais espaço na seleção.
-Rafael Alcântara - meia - Filho mais novo de Mazinho, irmão de Tiago, já joga nas seleções de base da Espanha e faz parte da equipe B do Barcelona
*-Donato -volante - Jogador do Vasco no anos 80, Donato fez parte da seleção espanhola em meados dos anos 90. Se aposentou do futebol em 2000.
*-Catanha- atacante - Ídolo do CSA-AL, Catanha fez muitos gols com as camisas de Celta e Málaga, o que o levou a seleção espanhola. Nunca emplacou na fúria. Voltou ao Brasil, jogou no Atlético-MG (rebaixado em 2005)
|
Ídolo no CSC-AL, Catanha fez sucesso na Espanha e chegou à seleção durante os anos 90 |
TURQUIA
-M.Aurélio - volante - Criado na base do Flamengo, o volante mal jogou em campo brasileiros e já se transferiu para futebol turco. Disputou a Euro 2008 e continua sendo convocado apenas de já ter 33 anos.
-Marcio Nobre - atacante - O ex-Cruzeiro apesar de fazer muito sucesso no país e de ser naturalizado nunca foi convocado para a seleção turca.
HOLANDA:
Douglas - zagueiro - Revelado pelo Joinville, Douglas joga há alguns anos no Twente e. Ainda não jogou pela seleção holandesa, mas o processo de naturalização está em andamento, e caso seja em tempo hábil será convocado para Euro 2012.
|
O bom zagueiro Douglas só está esperando a naturalização. Será convocado pela laranja mecânica. |
BULGÁRIA:
Lúcio Wagner - lateral - jogador medíocre nos tempos de Botafogo, Lúcio Wagner fez razoável sucesso no futebol búlgaro, onde atuou por 8 temporadas no tradicional Levski Sófia. Não joga pela seleção desde 2008.
POLÔNIA:
|
Roger jogou a Euro 2008 pela Polônia |
Roger - lateral - Conhecido no Brasil pela péssima passagem no Corinthians (onde é mais lembrado por ter sido expulso nas quartas-de-final da Libertadores de 2003) e o bom momento no Flamengo, Roger virou meia no futebol polonês depois de jogar 5 temporadas no Légia Varsóvia. Está no AEK-GRE. Disputou a Euro 2008.
*Jogadores já aposentados
Caio Costa